Cascavel adota plataforma ZUP

Cascavel adota plataforma ZUP

O município de Cascavel (PR) iniciou uma parceria com o Instituto TIM para implementar a plataforma ZUP – Zeladoria Urbana Participativa. No dia 1º de fevereiro, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, o vice-prefeito e secretário de Serviços e Obras Públicas, Jorge Lange, os representantes do Instituto TIM Leandro Guerra e Patrick Azevedo e a equipe de ZUP se reuniram no Gabinete da Prefeitura para oficializar a parceria. Em seguida, o prefeito, Leandro e Felipe Cabral, da equipe de ZUP, participaram de uma coletiva de imprensa. A instalação de ZUP em Cascavel terá o nome de Particity e será lançada ao público em março.

“Este é um instrumento digital muito positivo. Eu quero agradecer por, nesse tempo recorde, vocês receberem a demanda, já estarem aqui assinando esse protocolo de cooperação e deixarem aqui os técnicos, para a gente, dentro de 30 dias, disponibilizar essa ferramenta”, declarou o prefeito em agradecimento ao Instituto TIM. “É uma ferramenta de tecnologia digital que vai estar na mão do cidadão, porque usa a tecnologia celular, e dessa forma o cidadão vai poder participar como parceiro da Prefeitura na solução dos problemas”, explica Leandro.

No dia seguinte, a equipe de ZUP realizou uma apresentação técnica da plataforma na Prefeitura de Cascavel para cerca de 20 secretários municipais e funcionários de oito secretarias e duas autarquias. Os participantes conheceram os módulos e detalhes técnicos de ZUP, viram como a plataforma funciona e conversaram sobre de que forma cada secretaria pode utilizar os dados coletados pelo sistema. Além disso, a equipe visitou três departamentos municipais para alinhar questões relacionadas ao desenvolvimento e implementação de Particity.

A plataforma poderá ser utilizada por todos os cidadãos gratuitamente via computador, celular ou tablet para relatar problemas relacionados à zeladoria urbana e solicitar serviços como reparo de buracos nas ruas, podas de árvores, coleta de lixo, entre outros. Os cidadãos podem acompanhar o andamento de suas solicitações pelo próprio sistema.

Todos os módulos de ZUP serão utilizados em Particity: ZUP Cidadão, que permite que os moradores façam relatos georreferenciados e anexem imagens; ZUP Gestão, onde os gestores públicos recebem as solicitações, acompanham os status e registram a resolução dos casos; ZUP Inventários, que possibilita a criação e atualização de inventários de ativos urbanos; e ZUP Fiscal, que auxilia equipes técnicas nas fiscalizações em campo.

ZUP também está em operação nos municípios de São Bernardo do Campo (SP), Boa Vista (RR) e Rio de Janeiro (RJ).

Leonaldo Paranhos, prefeito de Cascavel, e Leandro Guerra, representante do Instituto TIM.