Instituto TIM   English

Na última sexta-feira, dia 5 de abril, a startup AquaLuz, participante do programa Academic Working Capital em 2018, foi uma das campeãs do HackBrazil 2019, competição que reúne empresas nascentes de base tecnológica focadas na resolução de problemas sociais brasileiros. A AquaLuz, que ficou em segundo lugar, levou para casa um prêmio de R$ 25 mil. O primeiro lugar ficou com a startup Blue, que utiliza tecnologias de Inteligência Artificial para calcular o risco de doenças crônicas.

Ao todo, 400 startups se inscreveram no HackBrazil. As 35 melhores foram escolhidas para um período de três meses de mentoria, oficinas e workshops. A final do concurso aconteceu durante a Brazil Conference at Harvard & MIT, em Boston, na qual as cinco finalistas fizeram pitches, expondo seus projetos para uma banca composta por sete jurados, líderes de grandes empresas. Das cinco startups selecionadas para o evento, três fizeram parte de AWC 2018: além da Aqualuz, Helidrop e NextCam.

A Aqualuz busca solucionar um problema presente principalmente no Semiárido: a falta de acesso à água potável. Dados do Ministério das Cidades apontam que mais de 16% da população brasileira não tem acesso à água potável, o que diminui drasticamente a qualidade e expectativa de vida dessas pessoas. A solução proposta pelos empreendedores Anna Luísa Beserra Santos, Lucas Gama Dantas Ayres, Letícia Nunes Bezerra e Marcela Sepreny é um sistema de filtragem que utiliza radiação solar para tornar água contaminada própria para consumo. Cada ciclo de filtragem dura, em média, 4 horas, disponibilizando até 28 litros por dia. A expectativa da startup é acrescer 400% até 2021.

A Brazil Conference at Harvard & MIT aconteceu entre 5 e 7 de abril e reuniu importantes nomes brasileiros e um público formado por pessoas influentes no mundo empresarial e de investimentos. Mais do que o prêmio em dinheiro, o ponto alto do evento para as startups de AWC foi o networking. Os empreendedores tiveram a oportunidade de angariar contatos e estabelecer conexões valiosas para impulsionar seus projetos.

 

Notícias relacionadas
AWC: Startups na final de torneio em Harvard
Participantes expõem protótipos na Feira de Investimentos 2018
AWC: Interação online dá início ao teste da solução

 

 

Tags: