Instituto TIM, UNESCO e The Math Circle lançam o livro “Matemática é Liberdade”
O Instituto TIM, em cooperação com a UNESCO no Brasil, lançou o livro “Matemática é Liberdade: The Math Circle e O Círculo da Matemática do Brasil”. Organizado por Robert Kaplan, Ellen Kaplan e Flavio Comim, a publicação apresenta a abordagem pedagógica The Math Circle, criada pelos professores Kaplan na Universidade de Harvard, e a experiência de adaptação do projeto para o Brasil. O Círculo da Matemática do Brasil, desenvolvido pelo Instituto TIM, ofereceu aulas de matemática em escolas públicas de todas as regiões do país.
The Math Circle é uma abordagem participativa, cooperativa e lúdica de ensinar matemática com o objetivo de fazer com que as crianças se encantem por essa ciência e percam o medo de errar, aprendendo a construir o pensamento matemático com confiança, fortalecendo, assim, sua autoestima. A abordagem foi adaptada para a realidade brasileira e durante cinco anos o projeto envolveu diretamente 27 mil crianças e formou 4.747 professores da rede pública multiplicando todo esse conhecimento para mais de 115 mil estudantes de todo o Brasil.
O livro, editado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é organizado em cinco partes. As duas primeiras são dedicadas a reflexões sobre o ensino da matemática e uma análise da situação atual dentro do contexto em que se encontram as escolas públicas brasileiras. As outras partes abordam a proposta do The Math Circle e como ela foi trazida e implementada no Brasil com relatos de práticas, situações e experiências em sala de aula trazidas pelos próprios educadores participantes do Círculo da Matemática no Brasil.
O lançamento ocorreu durante um webinário, realizado no dia 6 de abril, que contou com a participação do presidente do Instituto TIM, Mario Girasole, da Coordenadora do Setor de Educação do escritório da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero, do professor da Carleton College, Stephen Kennedy, e da equipe que desenvolveu o Círculo da Matemática no Brasil, além de professores participantes do projeto e pesquisadores que deram a sua contribuição na publicação. O livro está disponível para download no site do Instituto TIM e na biblioteca digital da UNESCO.