Pró-Engenharias e RH-TI: Inauguração de laboratórios

Pró-Engenharias e RH-TI: Inauguração de laboratórios

No tarde do dia 24 de novembro foram inaugurados, no Centro de Educação Integral (CETI) Sérgio Pessoa Figueiredo, em Manaus, os laboratórios dos programas Pró-Engenharias e RH-TI, montados com equipamentos doados pelo Instituto TIM. Participaram da cerimônia o secretário de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva, e o secretário-executivo da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edilson Soares. O Instituto TIM é o único apoiador privado dos programas, que são fruto de uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e a Secretaria de Estado de Educação. Cerca de 200 pessoas, entre alunos, pais, professores e autoridades assistiram à solenidade.

A partir da doação do Instituto TIM foram comprados equipamentos como unidades de pesos e medidores, máquina para revolução de sólidos, refletor e copiador geométrico, braços robóticos, rampas com sensores de movimento, cronômetros, balanças, lentes, entre outros. Com eles foram montados 8 laboratórios: 2 de matemática, 2 de física, 2 de química e 2 de robótica. Os professores e coordenadores do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) e do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, onde os laboratórios foram instalados, receberam treinamento para aprender a usar os equipamentos. “É um investimento alto que está sendo feito em parceria com o Instituto TIM para que tenhamos aqui em Manaus, especialmente, mão de obra qualificada”, afirmou o secretário de Educação, Rossieli Soares da Silva.

O Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI) e o Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharia no Amazonas (Pró-Engenharias) incentivam a profissionalização em engenharia e tecnologia da informação por meio do apoio a centros de educação de tempo integral no Amazonas. Atualmente, os dois programas beneficiam cerca de 280 estudantes.