Foi finalizada a aplicação dos questionários que avaliarão o impacto d’O Círculo da Matemática do Brasil em escolas de todo o país. Montada sob a orientação de Bob e Ellen Kaplan, idealizadores da abordagem, a avaliação mede, entre outros aspectos, o engajamento dos alunos. Ela será tabulada e comparada com outra avaliação, feita antes de começarem as aulas, para comparar o impacto do projeto. O resultado será divulgado em fevereiro.
Os 50 professores envolvidos no projeto responderam a perguntas sobre o trabalho em sala de aula: grandes números, ideia espacial, ideia de lugar, como dividir objetos, numeração, sinais, a compreensão de alguns dos conteúdos que foram apresentados, como os números negativos. O instrumento montado gera um índice de capacitações matemáticas, e é com base nele que as análises são feitas.
A avaliação de impacto vai mostrar qual foi o resultado do uso da abordagem d’O Círculo da Matemática do Brasil: com qual público funcionou melhor, mais jovens ou mais avançados, meninos ou meninas, em um lugar do país ou outro. Além dessa avaliação, outros instrumentos também contribuem para essa análise: as listas de presença dos professores (nas quais eles descreviam a participação das crianças nas aulas), o blog do projeto e a comunidade no Facebook, bem como as visitas regulares de campo.