Dinâmica de TIM Tec atrai especialistas

Dinâmica de TIM Tec atrai especialistas

O que mais atraiu o professor Marcos Barretto, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, para dar um dos cursos que serão disponibilizados na plataforma TIM Tec foram as características do projeto. Ou seja, que a plataforma foi desenvolvida em código aberto e que os vídeos dos cursos são licenciados em Creative Commons, podendo ser reaproveitados, remixados e reutilizados por qualquer pessoa.

“Foi o que mais atraiu para a proposta. Não só da plataforma, mas do conteúdo ser livre”, afirma o professor, que é graduado em Engenharia Eletrônica, mestre em Engenharia Elétrica e doutor em Engenharia Mecânica. Para TIM Tec, Marcos dará um curso de introdução ao desenvolvimento de aplicativos para celulares e tablets que usam sistema operacional Android, em parceria com o mestre em Engenharia Mecatrônica Rafael Gonçalves. “Oferecer os cursos através da plataforma TIM Tec permite reforçar a cultura do conhecimento livre, oferecendo conteúdo a um território de desmitificação tecnológica por onde qualquer interessado pode iniciar sua formação”, complementa Rafael.

O curso de introdução ao desenvolvimento de aplicativos para Android está atualmente em fase de produção. “O objetivo é pegar alguém que tenha uma ideia de como se programa em alguma linguagem e fazer as primeiras aplicações com Android”, explica Marcos. Os alunos vão criar um ambiente de desenvolvimento em um computador normal, usando um emulador. A partir daí, vão fazer uma série de jogos simples para aprender a usar os recursos do Android.

Marcos Ribeiro Pereira Barretto é professor da USP desde 1986 em disciplinas ligadas a Tecnologia da Informação e Automação. Com 30 anos de experiência em TI, já publicou mais de 100 artigos em revistas e congressos nacionais e internacionais.