Instituto TIM   English

Zeladoria Urbana Participativa (ZUP), iniciativa do Instituto TIM que será implementada em São Bernardo do Campo (SP), vai auxiliar a prefeitura em estratégias de manutenção das vias e projetos urbanos. O secretário de Serviços Urbanos do município, Tarcísio Secoli, explica que o projeto vai dar mais agilidade às equipes técnicas para melhorar as condições de ruas e calçadas com buracos ou árvores irregulares.

“Estávamos procurando medidas que pudessem nos ajudar a ter uma visão global de São Bernardo do Campo, em que fosse possível agilizar os processos práticos da gestão dos serviços urbanos”, afirma.

Com o acompanhamento das ocorrências por meio do ZUP, a prefeitura também buscará reflorestar áreas a partir das imagens enviadas pelos usuários. “São Bernardo abriga parte da Mata Atlântica, que necessita de cuidados e atenção maiores. O aplicativo poderá nos ajudar em novos projetos em benefício da região”, acrescenta o secretário.

Anteriormente, a prefeitura havia disponibilizado formulários em papel para saber quais eram os problemas de zeladoria urbana. “O método era muito demorado e insuficiente para o número de pedidos”, lembra Tarcísio. “Hoje contamos com um sistema de denúncias por telefone e e-mail. Temos de 30 a 50 ocorrências diárias. Depois da implementação do ZUP, este número poderá subir muito”, acrescenta.

Tags: