Museu Vai à Praia nas areias de Niterói

Museu Vai à Praia nas areias de Niterói

Mais de 30 atividades e exposições científicas invadirão as praias de Niterói, no Rio de Janeiro, na 7º edição do Museu Vai à Praia. O projeto, apoiado pelo Instituto TIM, é uma iniciativa do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e leva à praia tendas e estruturas organizadas em espaços abertos que são verdadeiros museus de ciências: com experimentos, meteoritos, fósseis, organismos marinhos, corais, etc. As atividades são gratuitas e vão acontecer de 15 de março a 6 de abril, aos sábados e domingos. É a segunda vez que o evento ocorre em Niterói e, desta vez, a convite da prefeitura.

Segundo a chefe de serviços educacionais do MAST, Amannda Amorim, o objetivo é popularizar a ciência de um modo descontraído, envolvendo público e família. “A praia é um lugar para se divertir, então por que não aprender ciência se divertindo?”, questiona. Ao escolher onde o projeto seria realizado, o museu priorizou locais de maior movimentação. “Se você perceber, são praias próximas de pontos finais de ônibus e barcas, além de serem próximas ao MAST”, explica Amannda. As palestras, atividades interativas e exposições acontecerão nas praias de Icaraí, Piratininga, Itaipu e Charitas.

Outras 6 instituições foram convidadas pelo MAST para participar do Museu Vai à Praia: Observatório Nacional (ON/MCTI), Espaço Ciência InterAtiva do Instituto Federal de Educação (IFE), Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Casa da Descoberta e Espaço UFF de Ciências do Centro de Divulgação de Ciência da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Espaço Ciência Viva.

A programação do MAST será a mesma em todos os dias do Museu Vai à Praia. O que muda é a participação das instituições convidadas. “Faremos um rodízio de instituições, ou seja, nem todas as praias terão as mesmas instituições”, reforça Amannda. Só o MAST levará para as praias aproximadamente 20 atividades que envolvem assuntos como aquecimento global e estações do ano. As atrações dos convidados envolvem exposições de organismos vivos, aparatos de física, palestras dinâmicas sobre astronomia, entre outras.

O evento começa na praia de Icaraí, no dia 15 de março, com a participação do MAST, Casa da Descoberta, Observatório Nacional, Espaço Ciência Interativa e Espaço UFF de Ciências. As atividades e exposições serão feitas por mediadores dos museus – estudantes de graduação, mestrado e doutorado que fazem estágio ou pesquisadores que já trabalharam nas instituições.

Clique aqui para conferir a programação completa do Museu Vai à Praia.