Apoio ao Ciência sem Fronteiras

Apoio ao Ciência sem Fronteiras

Os estudantes brasileiros aprovados para estudarem na Itália pelo Programa Ciência sem Fronteiras contam com uma ajuda a mais para se adaptar ao país – um curso de italiano. Assim que chegam à Europa, eles participam de uma capacitação intensiva sobre a língua italiana que dura 5 semanas e vai ser realizada em 2014 com o apoio do Instituto TIM, entre outras empresas. Os estudantes que fazem o curso também têm a oportunidade de estagiar na TIM, no Brasil, quando voltarem. Desde 2013, pelo menos 2 mil brasileiros participam do Ciência sem Fronteiras na Itália.

Criado pelo governo federal em 2011, o programa é uma iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Por meio dele, acadêmicos e pesquisadores brasileiros recebem bolsas para estudar em universidades de mais de 25 países, especialmente nas áreas de ciência e tecnologia. A meta do programa é que 101 mil estudantes de graduação e pós-graduação aprimorem sua formação acadêmica no exterior até 2015.

Antes de serem aprovados, os interessados em estudar na Itália passam por uma bateria de testes que envolve também o desempenho na língua italiana. Aqueles que apresentarem dificuldades participam de um curso online de 100 horas ainda no Brasil. Os que forem aprovados para o programa, mas ainda apresentarem alguma dificuldade com a língua, participam da capacitação apoiada pelo Instituto TIM. O curso de italiano é realizado na própria universidade em que o estudante vai fazer sua pesquisa.