Cursos de TIM Tec já estão no ar

Cursos de TIM Tec já estão no ar

A plataforma TIM Tec está pronta para ser usada no site oficial. Três cursos já estão disponíveis: “HTML5 – Introdução ao Front End”, “Desenhos de Jogos” e o curso para professores “TIM Faz Ciência”. As aulas são gratuitas e estão em formato de vídeos online, em português, ministradas por um professor especialista no assunto. Além das videoaulas, o aluno faz exercícios e atividades para fixar o conteúdo. Para acompanhar as aulas, é só acessar o site e realizar o cadastro.

O professor do curso “HTML5 – Introdução ao Front End” Fabio Flatschart acompanhou todo o processo de TIM Tec, viu os vídeos e assistiu ao aprimoramento da plataforma. Foi ele o professor-tutor dos cursos-piloto de TIM Tec realizados no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, em São Paulo, e no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, em Santana do Livramento. “As expectativas foram alcançadas. A plataforma dá conhecimento para os alunos e reconhecimento aos professores. É um compartilhamento de conhecimentos”, afirma Fabio, que é autor do livro “HTML5 – Embarque Imediato” e professor convidado dos mais importantes cursos de MBA do Brasil (FGV, FIA, Trevisan).

Ao longo do processo de elaboração da plataforma e produção de cursos foi aprimorado para atender de forma mais precisa às necessidades de quem busca qualificação profissional em áreas relacionadas a Tecnologia da Informação. “Todas as sugestões citadas durante as aulas-pilotos estão dentro da plataforma [referências, aprimoramento de interface, etc.]. Os cursos que os alunos pediram também estarão prontos para uso no futuro, como Tratamento de Imagens, PHP, entre outros”, explica o professor.

TIM Tec é uma iniciativa do Instituto TIM, alinhada aos objetivos e ideais do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos de TIM Tec são MOOCs (cursos online, abertos e gratuitos), e permitem aos alunos tirar dúvidas e conversar com outros participantes (por meio de fóruns), fazer anotações e até mesmo compartilhar o conteúdo com outras pessoas. Para Fabio Flatschart, a interação é um dos benefícios mais importantes que o sistema oferece. A plataforma TIM Tec foi elaborada em software livre e todos os vídeos disponibilizados estão licenciados em Creative Commons (código aberto que permite o uso do conteúdo para outros fins, desde que citada a fonte de origem).

Para conhecer a plataforma, acesse: http://timtec.com.br/.