Instituto TIM   English

Círculo da Matemática do Brasil1 Os educadores d’O Círculo da Matemática do Brasil participaram de uma semana de workshops de formação em São Paulo, entre os dias 19 e 23 de maio. As aulas foram dadas pelos professores da universidade de Harvard Bob e Ellen Kaplan, criadores da abordagem The Math Circle. Todos os 62 educadores que participam do projeto neste ano compareceram à formação – alguns deles já estão no Círculo desde o ano passado, outros são novos. O objetivo foi unir os conhecimentos dos veteranos e dos novos educadores, mostrar como cada um dos municípios envolvidos está evoluindo, explicar modelos de gestão e a metodologia do projeto.

O ponto mais alto da semana de formação foi o II encontro “E Se as Crianças Gostassem de Matemática?”, que aconteceu no dia 21 de maio no hotel HB Ninety Convention. Os palestrantes do evento foram a coordenadora do setor de educação da UNESCO no Brasil, Maria Rebeca Otero, a diretora-executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Fonseca Cruz, e os professores Kaplan. O encontro – única programação da semana que era aberta ao público e reuniu 130 pessoas, inclusive representantes de secretarias de Educação municipais e estaduais – discutiu como é possível mudar a estrutura da educação brasileira.

O educador Gabriel Cogo, de Porto Alegre, disse que os workshops e o encontro aberto foram fundamentais para trocar experiências e ver o impacto do projeto no país todo. “São encontros importantes para nos dar segurança nas aulas. Como este é o segundo ano do Círculo, a gente pode ter agora referências brasileiras e desenvolver melhor ainda a abordagem”. O educador dá aulas d’O Círculo da Matemática do Brasil na Escola Estadual Doutor Victor de Britto. “A maioria dos alunos começa a gostar de matemática, a interagir e participar muito mais. É muito interessante ver como os colegas de sala incentivam uns aos outros”, garante.

O Círculo da Matemática do Brasil começou em 2013 formando 50 educadores com o objetivo de ensinar matemática de uma forma mais dinâmica para alunos do 2º ao 4º ano do ensino fundamental. Em 2014, o projeto alcançou mais três cidades e hoje está presente em Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Belém (PA), Brasília (DF), Salvador (BA), Aracaju (SE), Rio de Janeiro (RJ), Duque de Caxias (RJ) e Porto Velho (RO). Até agora, mais de 6 mil alunos já participaram das atividades d’O Círculo da Matemática do Brasil.

Tags: