Instituto TIM   English

A plataforma de vídeos TIM Tec, software livre desenvolvido pelo Instituto TIM, já está sendo usada por outras organizações. Entre elas está a Escola de Jornalismo, plataforma de cursos gratuitos sobre comunicação voltados a jovens do Ensino Médio – iniciativa da Énois Inteligência Jovem, uma agência escola que atua na formação de jovens. A Escola de Jornalismo foi desenvolvida a partir do código-fonte de TIM Tec, que pode ser acessado gratuitamente no GitHub.

Desde 2009, a Énois ensina comunicação a jovens da periferia de São Paulo – em quatro anos foram formados 200 jovens. A ideia que motivou a criação da Escola de Jornalismo foi democratizar o acesso aos cursos, escalabilizando-os por meio de uma plataforma online. “Conversando e na experiência de dar oficina a gente se perguntou: ‘onde está o menino, como a gente atinge mais gente, como faz essa coisa chegar no moleque?’. Ele não está dentro da escola e nem dentro das ONGs, ele está na internet. Daí surge a história da rede, marketing digital, de se aventurar nesse mundo das videoaulas”, explica Amanda Rahra, uma das fundadoras da Énois.

O primeiro curso foi publicado na plataforma Udemy. O resultado foi positivo: mais de 3 mil alunos fizeram o módulo e 10 produziram um videodocumentário, ou seja, desenvolveram o produto final do curso. “Mas a plataforma pronta nunca é o que você quer”, conta Amanda. A equipe queria um sistema em que fosse possível publicar material de apoio e ter um canal de comunicação entre educadores e alunos, entre outras funções. Quem apresentou o software TIM Tec foi Capi Etheriel, que dá um dos cursos publicados na plataforma TIM Tec. A plataforma da Escola de Jornalismo foi desenvolvida a partir de TIM Tec, mas recebeu customizações, como a criação de uma área para os alunos publicarem seus portfólios.

Há, por enquanto, três cursos publicados na Escola de Jornalismo: “Como hackear a cidade”, “Como se tornar um explorador do mundo” e “Como fazer um videodocumentário”. Todos os cursos são gratuitos.

Escola de Jornalismo

Tags: