Inscrições abertas para AWC 2016

Inscrições abertas para AWC 2016

O programa Academic Working Capital já está com as inscrições abertas para a edição de 2016. Estudantes de graduação em Engenharia e Ciências Exatas poderão inscrever seus projetos de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) até 23 de novembro no site do programa. Os selecionados receberão apoio financeiro, técnico e de negócios para abrir sua própria empresa. Em 2016, o programa investirá até R$ 700 mil em projetos que visem a criação de novas empresas de base tecnológica por estudantes universitários.

A segunda edição de Academic Working Capital terá novidades, a começar pela duração: ao invés de um semestre, o programa será realizado durante todo o ano. “Teremos muito mais espaço para o aprendizado, para realizar testes de engenharia e com o usuário, o que vai oferecer um grande ganho para o processo”, afirma o engenheiro mecatrônico Diogo Dutra, coordenador de conteúdo do programa. As equipes deverão ter de 2 a 4 membros, sendo que pelo menos um dos integrantes precisa estar matriculado na etapa de execução do TCC nas áreas de Engenharias e Ciências Exatas. O restante do grupo poderá ser de outro semestre de qualquer curso de graduação.

Além de São Paulo e do Rio de Janeiro, também poderão se inscrever equipes de universidades do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal, desde que a instituição tenha nota mínima 4 no índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação. Para o coordenador-executivo de Academic Working Capital, Marcos Barretto, a participação de equipes multidisciplinares e de diferentes localidades trará um grande benefício para os grupos.

“Temos a expectativa de trazer mais ideias e visões diferentes que vão ajudar os próprios alunos, partindo da dinâmica de que todos participem das discussões de seu grupo de projetos. Assim, a gente permite que todos cresçam para além de seu próprio projeto e reflitam de forma ampla sobre os negócios das outras equipes, amplificando o conhecimento”, explica Marcos, que é professor do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Robóticos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Os participantes da edição de 2015 de AWC estão recebendo acompanhamento à distância dos monitores do programa. O segundo workshop presencial será realizado entre os dias 7 e 10 de dezembro, e os grupos apresentarão seus protótipos a investidores em uma Feira de Investimentos no dia 11 de dezembro. “Está sendo superpositivo. Os grupos que vieram são bastante qualificados. Durante o primeiro workshop eles responderam muito bem aos feedbacks de mercado e conseguiram se adequar aos novos modelos de negócio que estão propondo”, diz Diogo.