Mapas: Santo André lança CulturAZ

Mapas: Santo André lança CulturAZ

O software livre Mapas Culturais, desenvolvido pelo Instituto TIM, chega a Santo André (SP). No dia 17 de novembro a Prefeitura Municipal lançou no auditório de sua sede a plataforma CulturAZ, a nona instalação de Mapas Culturais. O evento teve a participação de cerca de 100 pessoas, entre autoridades, gestores, agentes culturais e imprensa.

Após uma demonstração da plataforma, o prefeito de Santo André, Carlos Grana, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Oswana Fameli, o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Nogueira, e o representante do Instituto TIM Patrick Azevedo falaram aos convidados sobre o lançamento. “Temos a missão de valorizar a produção dos agentes culturais da cidade. Esse projeto em parceria com o Instituto TIM vai ao encontro da perspectiva de cumprir essa missão”, afirmou o prefeito.

O Instituto TIM promoveu uma capacitação entre gestores da Secretaria de Cultura e Turismo para o uso da plataforma. Eles serão responsáveis por multiplicar o conhecimento dentro da gestão pública e entre agentes culturais. “Pretendemos fazer uma grande campanha para que produtores e gestores possam aderir. Santo André é uma cidade riquíssima em termos de cultura”, disse o secretário Tiago Nogueira. Ele lembrou que o último censo cultural no município foi realizado em 2002, publicado de forma impressa. “Agora, com as novas tecnologias, o censo é muito mais aprimorado, porque vira uma ferramenta de agenda e de gestão”, completou.

Patrick Azevedo ressaltou a parceria de longa data entre o Instituto TIM e a Prefeitura de Santo André, que começou por meio do programa TIM Faz Ciência, e destacou a colaboração como o diferencial da plataforma. “É mais do que uma parceria público-privada, porque a sociedade civil está junto”, explica. O evento foi encerrado com um coquetel e uma apresentação musical, além de uma coletiva de imprensa com as autoridades.

Crédito das fotos: Diego Barros