TFC celebra parceria com Sto André

TFC celebra parceria com Sto André

O 3º encontro de formação de professores de TIM Faz Ciência em Santo André (SP), realizado em 10 de agosto no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, foi marcado pela celebração da parceria entre o programa e o município. Neste ano, TIM Faz Ciência foi adotado oficialmente como projeto da rede de ensino municipal por todas as turmas do 4º ano. O prefeito de Santo André, Carlos Grana, o secretário municipal de Educação, Gilmar Silvério, e o presidente do Instituto TIM, Manoel Horacio, falaram sobre a importância dessa parceria aos mais de 300 educadores presentes, entre professores participantes de TFC e membros da equipe gestora de escolas municipais.

“Experimentamos a parceria em 2014 e, se renovamos este ano, é sinal que gostamos. Eu me orgulho dessa união e do que ela pode representar no futuro para nós”, declarou o prefeito. Neste ano, 252 professores e 5.000 alunos de 45 escolas de Santo André participam do programa. “Não queremos que os nossos professores sejam meros transmissores do conhecimento, mas que estimulem as crianças a investigar”, afirmou o secretário de Educação.

O presidente do Instituto TIM lembrou que Santo André foi uma das primeiras cidades a se engajar no programa em 2014. “Para nossa satisfação, um dos vencedores do Prêmio TIM Faz Ciência no ano passado era um professor daqui”, comentou Manoel Horacio, referindo-se ao professor Samuel Ricardo Dias Macedo, que participou de TFC com uma turma do 4º ano da EMEIEF Tarsila do Amaral. “TIM Faz Ciência é uma das maneiras que escolhemos para expressar nosso compromisso com a educação em ciências das crianças e jovens desse país”, completou.

Após as declarações dos convidados, o professor José Sérgio de Carvalho, livre-docente em Filosofia da Educação na Universidade de São Paulo (USP), conduziu a formação de professores pela manhã. A palestra teve como tema “Aspectos epistemológicos: os elementos do ensino e aprendizagem” e foi seguida de um debate com os professores, com a participação da pedagoga e especialista em Psicanálise e Infância Lilian Faversani. Os educadores compartilharam experiências e resultados das atividades de TIM Faz Ciência. Lilian foi a responsável pela formação no período da tarde.

tfc

tfc

tfc

tfc

tfc

tfc

tfc

1 Comment

Comments are closed.