Equipe de AWC conquista prêmio

Equipe de AWC conquista prêmio

Uma das equipes participantes do programa Academic Working Capital, iniciativa do Instituto TIM, conquistou o Prêmio Santander Universidades 2015 na categoria Empreendedorismo. Os estudantes de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) Fernando Torres Velloso, Fernando Paes Lopes e Henrique Oliveira Martins se inscreveram no prêmio com o projeto que estão desenvolvendo em AWC, a Seletora de Mudas de Eucalipto.

A equipe foi uma das 20 vencedoras do prêmio, que recebeu mais de 23 mil inscrições. Os estudantes e seu professor orientador, André Leme Fleury, receberam um troféu no evento de premiação, realizado no dia 19 de novembro em São Paulo (SP). Eles ainda receberão R$ 100 mil para investir no projeto, consultoria da organização Endeavor e uma bolsa de estudos na faculdade norte-americana Babson College, em Boston.

O coordenador do grupo, Fernando Torres, destaca a importância de AWC nessa conquista. “Sem AWC não teríamos conseguido construir o protótipo, que foi fundamental para ganharmos o prêmio. E agora vamos usar o dinheiro da premiação para construir a máquina”, explica. O estudante também conta que o monitor da equipe em AWC, Artur Vilas Boas, e o coordenador de conteúdo do programa, Diogo Dutra, contribuíram para o desenvolvimento do plano de negócio e o treinamento do pitch. “O Artur ajudou em todo o processo, falávamos com ele todos os dias pedindo dicas e referências. E foi o Diogo Dutra quem incentivou a gente a fazer a inscrição no prêmio”, afirma.

O produto criado pela equipe é uma máquina que faz a seleção automática das mudas de eucalipto adequadas para o plantio. Em 2016, os estudantes pretendem se dedicar exclusivamente ao projeto, com a abertura de uma empresa, a requisição de patente e a finalização da máquina para iniciar as vendas. No final deste ano, o grupo terá que apresentar o MVP (produto viável mínimo) na Feira de Investimentos de AWC, que acontece em 17 de dezembro. “A gente quer mostrar o protótipo e provar que fizemos bom uso dos recursos financeiros e de tempo que recebemos de AWC. Também queremos colocar o maior número de pessoas em contato com a nossa ideia para recebermos feedbacks”, diz Fernando.