Workshop III de AWC começa em SP

Workshop III de AWC começa em SP

Na manhã do dia 14 de dezembro, começou em São Paulo (SP) o Workshop III do programa Academic Working Capital – iniciativa do Instituto TIM que apoia estudantes da graduação que queiram transformar seus projetos finais de curso em um negócio. Durante três dias, integrantes dos grupos participantes de 2015 assistem a palestras, fazem exercícios e dinâmicas e preparam as apresentações que farão na Feira de Investimentos AWC, no dia 17 de dezembro. O Workshop III de AWC acontece de 14 a 16 de dezembro no auditório e salas do prédio da Engenharia Mecânica e Naval da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

O workshop começou com discussões sobre tipos de investimentos e orientações para aprimorar o pitch (apresentação de 3 a 5 minutos que busca atrair o interesse de um investidor). A abertura da programação ficou por conta de Diogo Dutra, coordenador de conteúdo de AWC, que mostrou o plano de trabalho e a agenda do workshop. Logo em seguida, Diogo explicou o que os grupos podem fazer para conseguir investimentos. O professor da Poli-USP e coordenador acadêmico de AWC, Marcos Barretto, falou sobre as opções de linhas de investimentos tradicionais e governamentais, como PIPE e Finep.

Depois da fala de Diogo e Marcos, o engenheiro mecatrônico e fundador das empresas Tegris e FieldLink.me, Rafael Gonçalves, conversou com os estudantes sobre o tipo e tamanho de negócio que eles estão estabelecendo. Ele mostrou opções alternativas de investimentos, como crowfounding e venture capital, e comentou que cada tipo de projeto deve procurar um modelo específico de investimento para alcançar sua capacidade total.

Durante a tarde, os estudantes receberam a visita de Adriano Albertin, representante da Escola de Negócios Sebrae, que deu uma oficina de pitch. Adriano fez dinâmicas com os estudantes e convidou-os a soltar a criatividade e o pensamento rápido diante de mudanças repentinas. No fim do dia, um representante de cada grupo teve 3 minutos para fazer um pitch sobre seu projeto. Uma banca avaliadora composta por monitores AWC deu feedbacks sobre as apresentações.

Os feedbacks recebidos nestes dias de workshop serão incorporados aos projetos e pautarão a participação dos grupos na Feira de Investimentos AWC, que acontece no dia 17 de dezembro das 9h às 22h no Parque Tecnológico do Estado de São Paulo. O evento, que reunirá empreendedores e investidores, será aberto ao público e gratuito. Para participar é preciso enviar nome completo e telefone para o e-mail coordenacao@awc.institutotim.org.br.