Instituto TIM na Campus Party Brasil

Instituto TIM na Campus Party Brasil

O Instituto TIM participou da 9ª edição da Campus Party Brasil, uma das maiores maratonas internacionais de tecnologia, realizada entre os dias 26 e 31 de janeiro no Centro de Exposições Anhembi, em São Paulo (SP). Dois projetos tiveram participações de destaque no evento: Academic Working Capital teve uma bancada fixa durante todo o evento e TIM Tec foi tema de palestra no palco principal. No total, cerca de 120 mil pessoas visitaram os espaços destinados às palestras, workshops, painéis e atividades da Campus Party.

O programa AWC levou ao evento 10 jovens, integrantes de quatro grupos que participaram em 2015: Tech Muda, Tech Talk, Loot Factory e Recicladora Portátil de Papel. A intenção era que os jovens compartilhassem com os campuseiros sua experiência no programa.

“A expectativa é que a gente consiga aumentar nossa divulgação para alguém de fora se interessar”, explicou Lucas Moraes Pinheiro, do Tech Talk. Ele e o colega Edson Nakada criaram um sistema que vocaliza tarefas mediante comandos por voz. A ideia inicial era vender a solução para pizzarias, mas agora eles estão mudando o foco para e-commerce. “Fizemos nossos primeiros contatos na fila”, contou Edson. “Estamos procurando alguém pra ser nosso cliente piloto.”

Os participantes de AWC 2015 também assistiram a palestras sobre empreendedorismo e startups e deram entrevistas à imprensa. “Pra gente fazer a divulgação está sendo muito bom”, afirmou Fernando Paes Lopes. Ele, Fernando Velloso e Henrique Martins criaram a Tech Muda, máquina que faz automaticamente a seleção de mudas de eucalipto e que foi vencedora do Prêmio Santander Universidades na categoria Empreendedorismo.

Palestras
Além da bancada de AWC, o Instituto TIM participou da Campus Party com duas palestras na noite do dia 27/01. A primeira delas foi no palco Startups & Makers, com a representante do Instituto TIM Anna Carolina Meireles e o coordenador de conteúdo de AWC, Diogo Dutra. Anna Carolina falou do Instituto e de algumas de suas iniciativas, especialmente AWC. “Se você não é universitário, você com certeza conhece alguém que é e que tem essa veia de empreendedorismo”, disse.

Na sequência, Diogo apresentou o programa. Ele comentou que o objetivo de AWC é levar para o mercado soluções que acabam engavetadas depois que os estudantes se formam. “É um momento da vida em que você está escolhendo a carreira e muitas vezes a opção do empreendedorismo não aparece. AWC mostra essa alternativa.” Diogo conversou sobre alguns dos projetos de 2015, como Tech Talk e Grape Truck, e falou da 2ª chamada de AWC 2016, que estará aberta entre 15/02 e 17/04.

Mais tarde, no palco principal, o professor de TIM Tec João Bernardes deu a palestra “O que você precisa saber para criar um game”. A abertura foi feita pelo também professor Fábio Flatschart, que falou sobre o Instituto TIM e apresentou os três pilares do projeto: software livre, cursos e utilização de TIM Tec como a plataforma MOOC da Rede e-Tec Brasil.

João Bernardes falou que desenvolvimento de games não envolve só programação, mas também arte e negócios, e pontuou aspectos importantes na criação de um jogo: interação, computação gráfica, animação, simulação física e música e som. “O jogo pode ser bonito, mas se você quiser que o cara indique para seus amigos, ou que jogue seu segundo jogo, ele tem que ser divertido de jogar”, ressaltou.