Bateria celebra aniversário da Tijuca

Bateria celebra aniversário da Tijuca

O bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), celebrou no dia 3 de julho seu aniversário de 257 anos com um dia repleto de atrações culturais e gastronômicas na Praça Saens Peña. E a Bateria do Instituto TIM participou dessa comemoração, com uma apresentação no período da manhã para cerca de 400 pessoas.

O convite foi feito pela Subprefeitura da Grande Tijuca, devido ao trabalho realizado pela Bateria no bairro – os ensaios acontecem no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola. “Fico muito feliz e grato quando o trabalho da Bateria é reconhecido e podemos levar as crianças e jovens para se apresentar, ainda mais em um bairro tão querido e famoso do Rio de Janeiro”, afirma Mestre Mangueirinha, que conduz os ritmistas da Bateria.

Os integrantes ensaiaram um repertório de 12 músicas. “Nosso foco é o samba, mas também damos uma passeada pelo Brasil e incluímos ritmos como maracatu, xote e ciranda”, diz Mangueirinha. A apresentação contou com 35 integrantes, seis monitores, um intérprete de Libras e três músicos convidados, e foi um grande sucesso. “Foi fantástico, o público estava lotado e os pais participaram também. Foi muito alegre e positivo”, conta o regente da Bateria.

Mangueirinha explica que as apresentações são momentos especiais tanto para os integrantes quanto para seus pais e familiares. “Eles se sentem importantes por estarem no palco, tocando para muitas pessoas. No final o pessoal aplaude, vem tirar foto, dá parabéns pelo trabalho. A plateia nem percebe que há crianças com deficiência na Bateria, só quando falamos no final da apresentação. Isso acontece porque a integração e a harmonia são muito grandes”, diz.