Agentes forma 50 bolsistas em 2016

Agentes forma 50 bolsistas em 2016

O projeto Agentes da Transformação promoveu no dia 28 de julho a formatura dos 50 bolsistas que participaram em 2016. O evento foi realizado no Teatro de Câmara da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ), e reuniu cerca de 100 pessoas. Nesta edição do projeto, realizado pelo Instituto TIM em parceria com o Instituto Pereira Passos (IPP), os jovens aplicaram 2,5 mil questionários entre 10 de março e 10 de julho na Rocinha, no Complexo do Lins e na Maré.

A abertura da cerimônia foi feita por Mauro Osório, presidente do IPP, e por Anna Carolina Meireles, representante do Instituto TIM. Também foi exibido um vídeo enviado por Luciana Phebo, coordenadora do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Rio de Janeiro. Ela parabenizou os jovens bolsistas e ressaltou a importância do projeto, do qual o UNICEF é parceiro.

A diretora de Projetos Especiais do IPP e coordenadora de Agentes da Transformação, Andrea Pulici, divulgou os dados preliminares da pesquisa e convidou as equipes a apresentarem os dados referentes a suas comunidades. As equipes também prepararam números de dança para o evento. A formatura foi encerrada com a entrega dos certificados de participação a todos os jovens e de tablets aos bolsistas de cada equipe que mais se destacaram durante o trabalho de pesquisa.

De acordo com os dados preliminares, 99% dos jovens entre 14 e 24 anos entrevistados acessam a internet. Dentre eles, 94,2% acessam por um computador em casa, pelo celular ou pelo tablet. As atividades de lazer mais citadas pela maioria dos jovens foi shopping, cinema e praia. E 41,2% dos entrevistados declararam não ter religião. Os dados preliminares podem ser acessados neste link. Em setembro serão divulgados os resultados consolidados da pesquisa.

Os dados das quatro edições de Agentes da Transformação, que abrangeram todas as comunidades com UPPs instaladas do Rio de Janeiro, serão compilados em uma publicação feita pelo IPP em parceria com o Instituto TIM. “Cadernos da Juventude” trará uma análise dos dados coletados e uma comparação com os dados do último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão de lançamento é em outubro deste ano. De 2013 a 2016, foram aplicados 17.404 questionários por 340 bolsistas em 38 comunidades do Rio de Janeiro.