Bateria: última apresentação do ano

Bateria: última apresentação do ano

Para encerrar as atividades de 2016, a Bateria do Instituto TIM fez uma apresentação especial no dia 26 de novembro junto com o projeto Portadores do Ritmo. Os dois grupos se apresentaram gratuitamente na Praça Fernando Pessoa, no Bairro do Catete, no Rio de Janeiro (RJ), para um público de aproximadamente 150 pessoas. A apresentação também contou com a participação do baterista e integrante do bloco Cordão do Boitatá Rodrigo Scofield.

Assim como a Bateria do Instituto TIM, o projeto Portadores do Ritmo é direcionado a pessoas com deficiência e tem como foco a inclusão social por meio da música – em especial, da percussão. O projeto é apadrinhado pelo ator, cantor e compositor Sérgio Loroza e pelo baterista da banda Barão Vermelho, Guto Goffi.

Na apresentação de sábado, o público se divertiu com batidas tradicionais das baterias cariocas e outros ritmos brasileiros. Cada grupo apresentou seu repertório para, depois, tocar juntos. A Bateria do Instituto TIM, conduzida pelo Mestre Mangueirinha, foi acompanhada por um trio de músicos que tocaram teclado, trompete e sax tenor.

O repertório foi composto por ritmos carnavalescos e clássicos do samba, baião e ciranda, como “Maracangalha” (Dorival Caymmi), “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso), “Ciranda da Rosa Vermelha” e “Morena Tropicana” (Alceu Valença) e “Xote das Meninas” (Luiz Gonzaga e Zé Dantas).