Treino de pitches no Workshop III

Treino de pitches no Workshop III

O segundo dia do Workshop III do programa Academic Working Capital 2016 teve palestras sobre propriedade intelectual e networking, e muito treino para os pitches que serão apresentados na Feira de Investimentos AWC. As atividades foram realizadas ao longo do dia 13 de dezembro, no auditório e em salas do prédio da Engenharia Mecânica e Naval da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em São Paulo-SP.

Saiba como foi o primeiro dia do Workshop III de AWC 2016

Para começar o dia, a advogada Aline Quadros, da HQ Advisory, fez uma palestra sobre propriedade intelectual. Ela falou sobre as diferenças entre direito autoral (categoria na qual se encaixa o desenvolvimento de software), propriedade industrial e proteção sui generis, e explicou quais são os requisitos de patenteabilidade, a importância da busca por anterioridade e como funciona a internacionalização de uma patente. “Os bancos de patente concentram hoje 80% do conhecimento técnico do mundo”, afirmou Aline. A advogada também falou de conceitos importantes para startups que são pontos de atenção para investidores, como due dilligence, freedom to operate, design around e contratos.

A segunda palestra foi dedicada a relacionamento e networking. Miguel Chaves, sócio da consultoria em inovação e design CAOS Focado, deu dicas para os empreendedores adquirirem novos contatos, manterem os que já têm e descartarem os que não servem mais. Também falou da importância do marketing pessoal e das indicações, enquanto os estudantes compartilharam suas próprias experiências em networking.

Acompanhe a cobertura do Workshop III e da Feira de Investimentos pelo Twitter

Após as palestras, os grupos continuaram trabalhando no deck de slides que será apresentado na Feira de Investimentos. O consultor de conteúdo de AWC, Diogo Dutra, falou da programação do dia seguinte, explicou como será o espaço de cada projeto na Feira e anunciou os 5 grupos escolhidos para apresentarem seus pitches no palco do evento para uma banca de convidados: Staat, Nanotropic, Fusion, Turnit e E-xpert. Os estudantes se dividiram em dois grandes grupos e participaram de duas rodadas de pitches, recebendo feedbacks dos monitores e dos colegas.

Depois de dois dias intensos de trabalho no Workshop III, uma premiação especial foi realizada para descontrair os estudantes. Cada grupo recebeu um certificado divertido, como o Melhor Dress Code, para Nanotropic; Prêmio Resiliência, para Garrafa LED; Lobo Solitário AWC, para My Migraine; e o Prêmio Fênix, para Parkaware.

Para encerrar o workshop, Diogo fez um agradecimento aos grupos e à equipe AWC. Ele lembrou que o diferencial do programa é a qualidade dos participantes e que é muito importante que instituições como o Instituto TIM apostem em educação empreendedora. “Aqui é um ambiente de aprendizagem coletiva. Nós estamos aqui para fazer vocês entenderem o que é uma rede de empreendedorismo, o que é uma rede de networking”, afirmou. “Estamos muito orgulhosos de vocês e orgulhosos de para onde cada um de vocês está indo.”

Os dois dias do Workshop III de AWC 2016 terminaram, mas as atividades continuam em 14 de dezembro, na Feira de Investimentos AWC, que acontece das 10h às 17h no Parque Tecnológico do Estado de São Paulo, em São Paulo-SP.