IT e Setec/MEC assinam Acordo de Cooperação

IT e Setec/MEC assinam Acordo de Cooperação

Representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), do Instituto TIM e da TIM Brasil assinaram um Acordo de Cooperação, oficializando a parceria para compartilhar a tecnologia e os conteúdos da plataforma TIM Tec com instituições públicas de ensino da Rede e-Tec Brasil. A secretária de Educação Profissional e Tecnológica, Eline Neves Braga Nascimento, assinou o documento no dia 22 de maio em Brasília-DF no Gabinete da Setec, localizado na sede do MEC.

Desde 2015, instituições públicas de todo o país passaram a adotar o software TIM Tec para criar plataformas de cursos MOOC personalizadas, por meio da parceria entre o Instituto TIM e a Setec. O Acordo de Cooperação oficializa essa parceria e formaliza o aval da Setec à plataforma TIM Tec como iniciativa alinhada aos ideais e estratégias do Pronatec. Além de disponibilizar o software TIM Tec gratuitamente, o Instituto TIM apoia e acompanha as instituições no processo de instalação e uso da plataforma. O Acordo prevê também a customização do software para incluir até cinco novas funcionalidades que possam ser solicitadas pela Setec.

“A oferta vai ao encontro do propósito da Setec, que é ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio públicos e gratuitos, afirma Eline. “Esta modalidade permite que pessoas que não possam fazer um curso presencial tenham acesso a cursos online, podendo estudar em qualquer lugar, a qualquer horário.”

Até o momento, 22 Institutos Federais, um Centro Federal de Educação Tecnológica e o Instituto Dom Moacyr já instalaram ou estão em processo de instalação de suas plataformas, que podem disponibilizar tanto os cursos já produzidos por TIM Tec quanto cursos próprios, voltados para os públicos interno e externo. “As instituições podem disponibilizar na plataforma cursos específicos voltados para o plano pedagógico utilizado por elas, reforçando os conteúdos ministrados e ajudando na aprendizagem dos alunos”, explica a secretária.

Cursos de empreendedorismo

Também faz parte da parceria entre Instituto TIM e Setec a criação de três cursos voltados a microempreendedores, que serão parte integrante do Pronatec. Os cursos Empreendedorismo 1: Empreender com propósito; Empreendedorismo 2: Como planejar seu negócio; e Empreendedorismo 3: Como evoluir seu negócio abordarão tópicos essenciais para quem vai abrir uma micro ou pequena empresa ou está se formalizando como microempreendedor individual (MEI). Eles serão lançados em breve na plataforma TIM Tec e disponibilizados a todas as instituições que queiram publicá-los em suas plataformas MOOC.