Bateria toca no pré-Carnaval do Rio pela 4º vez

Bateria toca no pré-Carnaval do Rio pela 4º vez

Neste sábado, dia 23/02, a Bateria do Instituto TIM animará os pequenos foliões do Mini Bloco, bloco infantil de pré-Carnaval do bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro-RJ. A apresentação acontecerá na Praça Xavier de Brito, a partir das 10h, e deve reunir em torno de 3 mil pessoas, entre crianças e seus familiares. Essa é a quarta vez que a Bateria é convidada para tocar com o Mini Bloco.

O repertório será formado por músicas infantis, clássicos do samba e marchinhas de Carnaval. Entre as músicas infantis serão tocadas “O cravo brigou com a rosa”, “Samba Lelê”, “Ciranda, cirandinha”, “Pai Francisco” e “Alecrim”. Já nos sambas, o repertório englobará “Tristeza”, canção famosa na voz de Beth Carvalho, e “Maracangalha”, de Dorival Caymmi. Para completar, as marchinhas tocadas serão “Mamãe eu quero”, “Me dá um dinheiro aí”, “Alalaô” e “Sassaricando”. A apresentação será encerrada com o clássico “Cidade Maravilhosa”.

Os cerca de 50 músicos da Bateria do Instituto TIM vêm treinando desde novembro para a apresentação com o Mini Bloco. Para coroar a preparação, em 16/02 houve um ensaio aberto para os frequentadores do Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola.

Uma novidade da Bateria em 2019 está nos próprios músicos. Dos cerca de 50 participantes, 60% são reminiscentes de anos anteriores e os demais integrantes são novos. Além disso, uma parcela considerável dos musicistas atuais – 20 deles – possuem deficiência. Se a Bateria nasceu como um projeto voltado para surdos, atualmente envolve também um grande número de crianças, jovens e adultos com síndrome de Down, cegueira, autismo ou outras deficiências com comprometimento físico e mental.

Os ensaios da Bateria do Instituto TIM acontecem aos sábados, das 10h às 12h, no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, no Bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Qualquer pessoa pode participar do projeto, seja portadora de deficiência ou não.

Apresentação da Bateria do Instituto TIM junto com o Minibloco em 2017