Os educadores d’O Círculo da Matemática do Brasil participaram de uma semana de workshops de formação em São Paulo, entre os dias 19 e 23 de maio. As aulas foram dadas pelos professores da universidade de Harvard Bob e Ellen Kaplan, criadores da abordagem The Math Circle. Todos os 62 educadores que participam do projeto neste ano compareceram à formação – alguns deles já estão no Círculo desde o ano passado, outros são novos. O objetivo foi unir os conhecimentos dos veteranos e dos novos educadores, mostrar como cada um dos municípios envolvidos está evoluindo, explicar modelos de gestão e a metodologia do projeto.
O ponto mais alto da semana de formação foi o II encontro “E Se as Crianças Gostassem de Matemática?”, que aconteceu no dia 21 de maio no hotel HB Ninety Convention. Os palestrantes do evento foram a coordenadora do setor de educação da UNESCO no Brasil, Maria Rebeca Otero, a diretora-executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Fonseca Cruz, e os professores Kaplan. O encontro – única programação da semana que era aberta ao público e reuniu 130 pessoas, inclusive representantes de secretarias de Educação municipais e estaduais – discutiu como é possível mudar a estrutura da educação brasileira.
O educador Gabriel Cogo, de Porto Alegre, disse que os workshops e o encontro aberto foram fundamentais para trocar experiências e ver o impacto do projeto no país todo. “São encontros importantes para nos dar segurança nas aulas. Como este é o segundo ano do Círculo, a gente pode ter agora referências brasileiras e desenvolver melhor ainda a abordagem”. O educador dá aulas d’O Círculo da Matemática do Brasil na Escola Estadual Doutor Victor de Britto. “A maioria dos alunos começa a gostar de matemática, a interagir e participar muito mais. É muito interessante ver como os colegas de sala incentivam uns aos outros”, garante.
O Círculo da Matemática do Brasil começou em 2013 formando 50 educadores com o objetivo de ensinar matemática de uma forma mais dinâmica para alunos do 2º ao 4º ano do ensino fundamental. Em 2014, o projeto alcançou mais três cidades e hoje está presente em Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Belém (PA), Brasília (DF), Salvador (BA), Aracaju (SE), Rio de Janeiro (RJ), Duque de Caxias (RJ) e Porto Velho (RO). Até agora, mais de 6 mil alunos já participaram das atividades d’O Círculo da Matemática do Brasil.