Feira de atividades de TIM Faz Ciência

Feira de atividades de TIM Faz Ciência

No dia 26 de setembro foi realizado em São Luiz Gonzaga (RS) o Encontro Interativo TIM Faz Ciência, no qual professores e alunos mostraram à comunidade escolar o trabalho desenvolvido em sala de aula por meio do programa. Cerca de 1000 pessoas compareceram ao evento, que contou com a presença do prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Figueiredo, e foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

O Encontro foi realizado em formato de feira e cada escola organizava seu espaço com os materiais produzidos em sala de aula. Ao entrar, os visitantes passavam por um percurso em forma de tabuleiro montado no chão, que trazia as operações intelectuais abordadas por TIM Faz Ciência. A apresentação de cada escola era feita por dois alunos, acompanhados pelo professor. Além de conhecer o trabalho desenvolvido em TIM Faz Ciência, os visitantes puderam manipular e participar de experimentos científicos na oficina Física para Todos, um museu interativo itinerante de ciência e tecnologia da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Durante o Encontro, o prefeito Junaro Figueiredo reforçou o papel da ciência em atividades cotidianas e afirmou que as operações intelectuais propostas em TIM Faz Ciência são, sim, o caminho para o conhecimento científico. Para a secretária de Educação, Cultura e Esporte de São Luiz Gonzaga, Sonia Prates, o encontro foi um sucesso. “Impressionou como os professores sentem-se motivados ao trabalharem os conteúdos programáticos com as propostas organizadas pelo programa. E como não pode deixar de ser, o reflexo desse entusiasmo chega ao aluno como forma de motivação quando manipulam, interpretam e realizam as atividades”, comentou ela.