Instituto TIM   English

Cerca de 200 pessoas participaram do evento público “E se as crianças gostassem de matemática?”, promovido por O Círculo da Matemática do Brasil no dia 9 de junho em Porto Alegre (RS). Professores, estudantes, representantes de instituições educacionais e interessados em matemática estiveram no hotel Everest Porto Alegre para conhecer a abordagem do projeto. O evento aconteceu durante o Workshop de Capacitação dos 50 educadores de O Círculo da Matemática do Brasil das cinco regiões do país, realizado entre 6 e 10 de junho.

O representante do Instituto TIM Sergio Brasilis e a secretária Municipal de Educação de Porto Alegre, Cleci Jurach, deram as boas-vindas a todos. Os professores Robert e Ellen Kaplan, criadores da abordagem The Math Circle, não puderam comparecer por motivos de saúde, mas fizeram questão de participar por videoconferência e escrever uma mensagem aos participantes, lida pelo economista Flávio Comim. A apresentação de The Math Circle foi feita pelo editor da Associação Americana de Matemática e professor do Carleton College (Estados Unidos), Stephen Kennedy. De forma interativa e bem humorada, Stephen conduziu a oficina e convidou o público a fazer alguns exercícios para ter a experiência de uma aula do Círculo.

Para encerrar o evento, foi realizada a premiação de três educadores de O Círculo da Matemática do Brasil que se destacaram pelo desempenho e liderança nas equipes ao longo de 2014. A Secretária Cleci Jurach e Sergio Brasilis subiram novamente ao palco para entregar os prêmios, acompanhados por Mauricio Rosa, diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional RS. Os vencedores da 2ª edição do Prêmio Instituto TIM – O Círculo da Matemática do Brasil, Janaína Rodrigues de Almeida, de São Paulo (SP), Manoel Araújo Junior, de Belém (PA), e Samanta Stein da Silva, de Porto Alegre, viajarão aos Estados Unidos para representar O Círculo da Matemática do Brasil na 8ª edição do Math Circle Teacher Training Institute. O evento acontecerá entre 5 e 11 de julho na Universidade de Notre Dame, com demonstrações, sessões práticas e discussões sobre a abordagem.

IMG_1321

11401310_719530194859585_2100734115272722388_n

Tags: