Instituto TIM   English

Professores da rede municipal de 20 cidades brasileiras estão participando dos encontros de formação de O Círculo da Matemática do Brasil em 2015. São dois encontros com 4 horas de duração cada, nos quais os educadores do projeto apresentam a abordagem do projeto e realizam dinâmicas. Os encontros são realizados em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, que agendam as datas, cedem o espaço e convidam os professores da rede.

Essas novas formações respondem a uma demanda das escolas e professores que viram seus alunos participarem das sessões do Círculo nos dois últimos anos, e que gostaram do projeto. O objetivo das formações é compartilhar a abordagem participativa e cooperativa de O Círculo da Matemática do Brasil, contribuindo para que as crianças gostem da matemática e melhorem suas competências nessa matéria. As dinâmicas são mostradas e colocadas à disposição dos professores, que decidem como e se querem utilizá-las na sua prática em sala de aula.

No primeiro encontro de formação, os participantes conhecem a abordagem e os instrumentos de aprendizagem do projeto. No segundo, têm a oportunidade de compartilhar suas experiências de aplicação em sala de aula do que viram no primeiro encontro. Além das formações, os professores recebem os cadernos com o material didático e contam com o apoio de uma Central de Relacionamento para tirar dúvidas, enviar atividades que fizeram com seus alunos, consultar dicas e sugestões de desafios para aplicar com os alunos.

Já aconteceram formações em São Paulo (SP), Sério (RS), Porto Alegre (RS), Lajeado (RS), e São Luís (MA). Nas próximas semanas, as cidades de Marabá (PA), Eusébio (CE), Fortaleza (CE), Novo Hamburgo (RS), Manaus (AM) e Niterói (RJ) também receberão os encontros, nos dias 29 de agosto e 2, 16, 17, 21, 29 e 30 de setembro, respectivamente. A expectativa é que 1800 professores participem das formações em 2015, levando a abordagem para 55 mil alunos de escolas públicas.

Formação em São Luis 27.08.15(3)

Formação em São Luís (MA) no dia 27 de agosto.

Formação em São Luis 27

Presença de Jaqueline Pina Barra, representante do Instituto TIM; Alessandra Moraes Rêgo, assessora especial da Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Inclusão Social do Maranhão; e Geraldo Castro Sobrinho, secretário municipal de Educação de São Luís.

Formação em São Luis 27.08.15(9)

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Bira do Pindaré, também participou da formação de professores.

Educador-multiplicador do Círculo Vinicius Sbaiz - Formação CEU Cidade Dutra SP 04.07.15

Formação de professores em São Paulo (SP) no dia 4 de julho, com o educador de O Círculo da Matemática do Brasil Vinicius Sbaiz.

Formação Círculo no CEU Cidade Dutra SP 04.07.2015

Professores na formação em São Paulo (SP).

Tags: