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O Instituto TIM, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lança oficialmente seu primeiro edital de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia durante a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A chamada pública vai selecionar propostas de atividades de divulgação, educação e desenvolvimento de produtos relacionados à luz para um público de crianças entre 4 e 10 anos. Além da temática escolhida em comemoração ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015, outras iniciativas que promovam a divulgação científica para essa faixa etária também poderão ser inscritas.

O edital faz parte da linha de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia realizada pelo Instituto TIM desde 2012. “O Instituto TIM teve a sensibilidade de lançar um edital relevante tanto para a população quanto para a política na área de ciência e tecnologia. É o primeiro edital brasileiro de ciência que conta apenas com recursos privados”, afirma Douglas Falcão, diretor de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O valor do edital é de R$ 2,5 milhões, que serão distribuídos entre todas as propostas selecionadas.

“Essa é a ação de maior âmbito no Brasil para o Ano Internacional da Luz. Não temos notícia de nenhuma outra instituição que combinou um impacto nacional com um valor de contribuição como o desse edital”, destaca Douglas. A escolha do público-alvo das propostas foi a de uma faixa etária ainda pouco contemplada em editais, que é o público infantil. “É uma faixa etária fundamental. Estudos feitos em diversos países mostram que a interação das crianças com a ciência e tecnologia deve ser feita o mais cedo possível. Esperamos também que seja um incentivo para que outros projetos atendam essa faixa etária”, diz.

Instituições de todo o país têm até o dia 19 de novembro para realizar a submissão de seu projeto por meio do Formulário de Propostas Online da Plataforma Carlos Chagas. Poderão participar instituições de ensino e/ou pesquisa sem fins lucrativos; institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos; empresas públicas que executem atividades de pesquisa em ciência, tecnologia ou inovação; e instituições sem fins lucrativos que promovam atividades de museus e exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares, relacionadas a ciência e tecnologia. O edital está disponível neste link.

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Museu Vai à Feira: ação realizada em 2014 pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), do Rio de Janeiro (RJ), com o apoio do Instituto TIM.

 

 

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