Instituto TIM participa da SNCT 2015

Instituto TIM participa da SNCT 2015

Entre os dias 19 e 25 de outubro acontece a 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Mais de 2 mil instituições em 621 municípios brasileiros organizarão atividades gratuitas sobre o tema, abertas a toda a população. E o Instituto TIM também fará parte deste grande evento. O presidente do Instituto TIM, Manoel Horacio, participa no dia 20 de outubro às 15h da abertura oficial da SNCT no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade, em Brasília (DF). Durante a cerimônia será feito o anúncio oficial do primeiro edital de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia, lançado pelo Instituto TIM em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – saiba mais aqui.

O Instituto TIM também participa da SNCT como apoiador da programação em Brasília e com outras ações que acontecerão durante a semana. A abertura da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em Santo André (SP), que faz parte da programação da SNCT 2015, contará com uma palestra do professor José Sérgio Fonseca de Carvalho. Livre-docente em Filosofia da Educação na Universidade de São Paulo (USP) e autor de textos e aulas do material didático de TIM Faz Ciência, José Sérgio falará sobre o tema “Ciência como tradição crítica ou por que ensinar ciência na escola”. A palestra será realizada no dia 19 às 19h no Teatro Municipal de Santo André.

O Círculo da Matemática do Brasil terá ações em Brasília (DF) e em São Luís (MA). O economista Flávio Comim fará uma palestra em Brasília no dia 20 às 16h sobre “Abordagem e resultados de O Círculo da Matemática do Brasil”. Ainda em Brasília, educadores do Círculo realizarão sessões de hora em hora (das 8h às 18h) no dia 23 com o tema “O Círculo da Matemática do Brasil: um jeito descontraído e inovador de ensinar matemática”. Em São Luís, Flávio conduzirá no dia 23 a palestra “O Círculo da Matemática do Brasil: matemática e desenvolvimento”, na Praça Maria Aragão às 18h.

No dia 20 o Espaço Ciência, de Olinda (PE), fará o lançamento da frota de três ônibus escolares adquiridos com o apoio do Instituto TIM, como parte da linha de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia. Os ônibus serão utilizados para levar estudantes e professores de escolas públicas de Olinda, Recife (PE) e cidades vizinhas ao museu. E para celebrar o lançamento, os alunos da Escola Professora Inês Borba, de Olinda, visitarão o Espaço Ciência e poderão conferir as atividades organizadas para a SNCT.

O coordenador da SNCT e diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do MCTI, Douglas Falcão, explica que esta edição da Semana bateu o recorde de instituições participantes e que os números devem aumentar, já que muitas continuarão com atividades até o final do ano. “É um reflexo de que as instituições estão percebendo que quando temos uma população informada e formada em ciência e tecnologia, sua relação com a C&T muda tanto como consumidora quanto como protagonista”, afirma. “Esperamos que a parceria com o Instituto TIM e outras instituições continue, porque no final quem se beneficia é o povo brasileiro”, conclui.