ZUP é lançado no Rio e em Boa Vista

ZUP é lançado no Rio e em Boa Vista

A plataforma ZUP (Zeladoria Urbana Participativa) foi lançada oficialmente em mais duas cidades: Rio de Janeiro (RJ) e Boa Vista (RR). O software livre criado pelo Instituto TIM será usado em ambas as cidades por agentes municipais para aprimorar a gestão de serviços e ativos urbanos.

ConservaZUP

No Rio de Janeiro, o lançamento aconteceu no dia 1º de dezembro no Centro de Operações Rio (COR). O evento contou com a presença do secretário municipal de Conservação, Marcus Belchior, e do presidente do Instituto TIM, Manoel Horacio. A instalação de ZUP no Rio de Janeiro ganhou o nome de ConservaZUP e é destinada aos agentes da Secretaria Municipal de Conservação (SECONSERVA).

Por meio da plataforma, eles poderão cadastrar e receber solicitações de serviços como trocas de lâmpadas, manutenção de vias, entre outros, ter acesso ao histórico de cada solicitação e se comunicar com as equipes da SECONSERVA. A fase piloto de implementação de ConservaZUP durou 30 dias e apresentou resultados positivos: foram geradas mais de 1,4 mil solicitações e o tempo de trabalho dos agentes foi reduzido. O Instituto TIM ainda promoveu uma formação dos gestores para o uso da plataforma.

 

ZUP Boa Vista

Em 2 de dezembro foi a vez de Boa Vista lançar sua instalação de ZUP. O evento foi realizado no Palácio 9 de Julho, sede da Prefeitura, e teve a participação da prefeita Teresa Surita, dos secretários municipais de Inclusão Digital, Arthur Henrique Brandão, de Gestão Social, Simone Andrade, e de Obras e Urbanismo, Raimundo Maia, do deputado estadual Jorge Everton, do vereador Mauricélio Fernandes e da representante do Instituto TIM Jaqueline Pina.

Na capital de Roraima, a implantação do sistema prevê o uso de três componentes do sistema ZUP: ZUP Gestão, ZUP Inventários e ZUP Fiscal. ZUP Gestão está em operação desde julho. Agora, as demandas da sociedade recebidas pelo 156 são administradas por meio de um sistema chamado VcBV, desde a notificação até a resolução. Diversas secretarias e superintendências municipais utilizam o sistema, que até o momento já registrou mais de 6,5 mil solicitações. Além dos relatos que chegam via 156/VcBV, o ZUP Gestão também acompanha os dados que chegam pelo trabalho em campo dos técnicos da Prefeitura utilizando os aplicativos ZUP Inventários e ZUP Fiscal. Nessa primeira etapa, ZUP Inventários está sendo utilizado pela Secretaria Municipal de Gestão Social com foco nos programas sociais do município, como o acompanhamento de famílias cadastradas no programa Minha Casa, Minha Vida. E ZUP Fiscal será utilizado pela Diretoria de Vigilância Sanitária para a fiscalização de estabelecimentos. No dia anterior ao evento, o Instituto TIM promoveu uma formação sobre ZUP Boa Vista para agentes da Secretaria Municipal de Gestão Social.

Créditos das fotos de Boa Vista: Diego Dantas

ZUP já está em funcionamento em São Bernardo do Campo (SP).