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O segundo dia do Workshop III do programa Academic Working Capital teve como tema Marketing, Vendas e Operações (saiba como foi o primeiro dia). Quem abriu os painéis do dia 15 de dezembro foi o coordenador de conteúdo do programa, Diogo Dutra, que conversou com os participantes sobre canais e estratégias de vendas. Diogo explicou formas de precificar os produtos, mensurar as expectativas de vendas e adquirir e reter clientes.

Miguel Chaves, sócio da consultoria em inovação e design CAOS Focado e fundador da empresa digital de educação Podd, utilizou diversos exemplos de empresas para falar sobre estratégias comerciais para os públicos B2C (clientes finais) e B2B (empresas), modelos de prospecção online e offline, posicionamento de marca e relacionamento com os clientes. “O posicionamento não está só em como o cliente vê sua marca, mas também em como ele trabalha e se relaciona com você”, explicou.

Durante a tarde os estudantes conheceram mais sobre o conceito de propriedade intelectual, com foco em patentes. Henry Suzuki, sócio-diretor da consultoria tecnológica Axonal, comentou sobre os obstáculos enfrentados no Brasil para a concessão de patentes e a necessidade de realizar estudos e um mapeamento completo de todos os segmentos que envolvem o produto antes de patenteá-lo. “Não dá para ser um país tecnológico trabalhando no escuro”, afirmou. Os participantes também tiraram muitas dúvidas sobre os requisitos para patentear um produto e as diferenças entre patentes no Brasil e em outros países.

Em seguida, a advogada Paula Tonani, sócia-fundadora da Tonani Advogados, falou sobre os cuidados legais que as pequenas empresas precisam tomar para escolher o tipo societário e o regime tributário, contratar funcionários e proteger a marca e as patentes. “A legislação no Brasil é complicada, mas não é um bicho de sete cabeças”, ressaltou. “Aquelas cautelas que parece que ninguém quer ter, quem é mais novo tem que ter três vezes mais. Uma reclamação trabalhista pode ser mortal para pequenas empresas.”

Os grupos ainda tiveram dois momentos no dia para discutir e desenvolver seu plano de ação para a Feira de Investimentos AWC e ouvir os feedbacks dos colegas e monitores. A Feira de Investimentos será aberta ao público e acontece no dia 17 de dezembro das 9h às 22h no Parque Tecnológico do Estado de São Paulo. As inscrições são gratuitas – basta enviar o nome completo e o telefone para o e-mail awc@institutotim.org.br.

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