TFC e Círculo têm apresentação no DF

TFC e Círculo têm apresentação no DF

O Instituto TIM promoveu um encontro em Brasília (DF) para apresentar dois de seus projetos: TIM Faz Ciência e O Círculo da Matemática do Brasil. O evento foi realizado no dia 10 de março em dois turnos e reuniu cerca de 200 pessoas no auditório da Escola Parque 308 Sul. O público foi formado por professores e diretores de escolas públicas e representantes das Coordenações Regionais de Ensino e da Secretaria de Estado da Educação (SEDF).

Entre os representantes da SEDF, compareceram o diretor de Ensino Fundamental, Francisco Carlos; a assessora da Coordenação de Políticas Educacionais para Educação Infantil, Enir Lacerda; e a gerente de Programas e Projetos do Ensino Fundamental, Marília Teixeira. Francisco e Enir abriram o encontro e ressaltaram a importância de parcerias como a do Instituto TIM para contribuir com a qualidade da educação pública.

Além das apresentações dos dois programas pela coordenadora de TFC, Rita Kerder, e pela colaboradora para as Relações Institucionais em Brasília do Círculo, Séfora Portela, houve uma palestra do professor José Sérgio de Carvalho, um dos responsáveis pela produção do material didático de TFC. Livre-docente em Filosofia da Educação na Universidade de São Paulo (USP), José Sérgio falou sobre o tema “Cultura escolar, ensino de ciências e formação ética”.

Também foi exibido um vídeo sobre o Círculo com depoimentos dos professores da Universidade de Harvard Bob e Ellen Kaplan, criadores da abordagem The Math Circle, e do economista Flávio Comim. Em seguida, Daniela Motta, educadora do projeto em Brasília, envolveu todo o público em uma dinâmica do Círculo. O final do encontro foi aberto a perguntas dos participantes.

Fotos: Marcio Soares