TFC: colóquio e encerramento do ano

TFC: colóquio e encerramento do ano

O programa TIM Faz Ciência realizou um colóquio em Curitiba (PR) no dia 17 de novembro no Centro de Formação Continuada, no qual professores puderam compartilhar as atividades que realizaram ao longo do ano. O evento também marcou o encerramento do programa em 2016 e prestou uma homenagem a três Secretarias de Educação que se destacaram na gestão local do programa: Curitiba, Fortaleza (CE) e Distrito Federal. Uma professora de Fortaleza e uma de Brasília (DF) foram convidadas a apresentar seus trabalhos junto a 11 professores de Curitiba.

No período da manhã, a mesa de abertura do evento foi composta pela secretária municipal de Educação de Curitiba, Roberlayne Borges Roballo, pela diretora do Departamento de Ensino Fundamental da SME de Curitiba, Letícia Mara de Meira, pela gerente de Educação Integral da SME de Curitiba, Adriane Farion, pelo presidente do Instituto TIM, Manoel Horacio, e pela professora Lilian Faversani, formadora e uma das responsáveis pela elaboração do material didático de TFC. À tarde, a abertura ficou a cargo de Letícia, Adriane e Lilian, além de Juciele Loeper, gerente de Currículo do Departamento de Ensino Fundamental da SME, e Anna Carolina Meireles, representante do Instituto TIM.

“Hoje nós vamos conhecer o trabalho de professores e professoras que mostram que compreender, produzir e compartilhar conhecimento com o mundo pode ser encantador, além de ser um caminho possível para um país cada vez melhor para todos nós”, disse Manoel Horacio. A secretária de Educação de Curitiba falou da alegria em ter quase 70% das escolas municipais da cidade participando de TFC e da importância da parceria com a sociedade civil para melhorar a educação pública. “Eu agradeço muito por essa proposta de trabalho desenvolvida pelo Instituto TIM, que abriu novos horizontes e estabeleceu ações muito significativas nas escolas”, comentou.

Em homenagem às três Secretarias de Educação convidadas, o presidente do Instituto TIM entregou um troféu de TFC a Roberlayne, a Andréa Peres Fragoso, técnica em educação da Célula de Ensino Fundamental I da SME de Fortaleza, e a Marília Teixeira, gerente de Programas e Projetos Especiais do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os professores participantes do colóquio também foram homenageados e receberam leitores de livro digitais (Kindle).

Lilian fez uma apresentação sobre o programa ao público − composto por membros da equipe pedagógica da SME de Curitiba e professores e gestores de escolas participantes no município − e explicou os valores presentes em TFC: ambiente, confiança, linguagem, comunidade e disposição para o mundo. Em seguida teve início o colóquio, com as apresentações dos professores e comentários feitos por Lilian. Em ambos os períodos, os professores demonstraram orgulho, emoção e gratidão pelos trabalhos realizados e resultados alcançados com suas turmas a partir dos percursos de TFC.

“Se vocês olharem o caderno dos meus alunos no início do ano e depois de TIM Faz Ciência, é clara e evidente a diferença. No início do ano é bem tradicional, o texto está ali e a atividade é em cima daquele texto. E depois que eu comecei a fazer TIM Faz Ciência, meu horizonte se ampliou e eu vi que era possível passar meus conteúdos de outra maneira”, relatou a professora Eliane Abel de Oliveira, do CEI Jornalista Claudio Abramo, de Curitiba. “Eles estão indo superbem nas provas e está melhorando muito o aprendizado deles.”

Além de Eliane, participaram do colóquio os professores Patrícia Andrade, da EC 10 de Taguatinga, de Brasília; Marília Ariela, da EM Quintino Cunha, de Fortaleza; e mais 10 professores de Curitiba: Lezi Maria de Almeida, da EM Heráclito Fontoura Sobral Pinto; Silvana Aparecida da Silva e Marily Orsolon, da EM Irati; Manuelle Simeão, do CEI Romário Martins; Sonia Domingues, da EM Paulo Freire; Clarice Lunardon e Josiane Kuracz, da EM Ayrton Senna da Silva; Viviane Hansen, da EM Campo Mourão; Ezequiel Neves da Silva, da EM Santa Ana Mestra; e Elizabeth Minetto, do CEI Jornalista Claudio Abramo e do CMAE Maria Cândida Fankin Abrão.

Da esquerda para a direita: Adriane Farion, gerente de Educação Integral da SME de Curitiba; Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM; e Roberlayne Borges Roballo, secretária de Educação de Curitiba.