Inscrições para Bolsas IT-OBMEP 2017

Inscrições para Bolsas IT-OBMEP 2017

Medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de todo o Brasil já podem se inscrever para as Bolsas Instituto TIM-OBMEP 2017. As inscrições começaram no dia 6 de fevereiro e ficam abertas até o dia 22 de fevereiro no site da OBMEP. As bolsas serão concedidas a 50 medalhistas que ingressarem neste ano em cursos de graduação em universidades públicas. Cada um dos selecionados receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 1.200 com duração de 12 meses, renovável anualmente até o limite de 48 meses.

Para se inscrever, é necessário que os candidatos sejam medalhistas de qualquer edição da OBMEP e estejam ingressando no primeiro período de graduação nas áreas de Astronomia, Biologia, Computação, Engenharia, Estatística, Física, Matemática, Medicina e Química. Uma comissão acadêmica organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio do Instituto TIM, será responsável pela seleção dos candidatos. Dentre os critérios utilizados como base para a seleção estão os méritos acadêmicos e a situação socioeconômica dos estudantes.

Atualmente, 97 estudantes de 17 estados recebem as bolsas. Lucas Vieira Amarilha, aluno de Engenharia Civil na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), foi um dos medalhistas contemplados em 2016. Ele morava com sua família em Novo Progresso (PA), onde não há universidades públicas e nem cursos superiores de Engenharia Civil. “A minha família não tem dinheiro para me manter em outro estado. A Bolsa Instituto TIM-OBMEP é o que está possibilitando que eu consiga estudar”, conta. Lucas utiliza a bolsa para pagar o aluguel em Sinop (MT) e arcar com gastos como alimentação e livros para o curso.

Os resultados das Bolsas Instituto TIM-OBMEP 2017 serão divulgados em 16 de março.