Instituto TIM   English

Disponível desde 2015, a plataforma Mapa da Cultura contém informações sobre agentes, espaços, projetos e eventos culturais de todo o Brasil e é uma das quatro instalações do software livre Mapas Culturais no Ministério da Cultura (MinC). A gestão é realizada pelo MinC em parceria com o Instituto TIM, que fornece apoio tecnológico. É um espaço para divulgar e integrar ações culturais de todos os estados do país.

A plataforma agrega informações das diferentes unidades do MinC, prefeituras, secretarias municipais e estaduais e outras instituições públicas. Os dados de Museus BR, Mapa das Bibliotecas e Cultura Viva, que possuem plataformas próprias, também são integrados pelo Mapa da Cultura. Além disso, qualquer pessoa − da área cultural ou não − pode contribuir. O sistema é autodeclaratório; a única exigência é realizar um cadastro antes de colaborar, informando CPF ou CNPJ.

O Mapa da Cultura é uma das funcionalidades do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) e seu objetivo é dar visibilidade aos agentes e equipamentos culturais brasileiros. “A ideia é que o mapa sirva de vitrine para quem faz cultura no país. O Mapa da Cultura tem essa capacidade de conectar os diferentes elementos da cadeia produtiva da área cultural”, diz Luiz Antônio Gouveia de Oliveira, coordenador-geral de Estatísticas e Indicadores da Cultura do MinC.

Assim como todas as instalações de Mapas, o Mapa da Cultura também possui selos de informação, que permitem que o usuário visualize qual a entidade responsável por um determinado dado (no caso de informações institucionais). Além disso, em breve uma nova funcionalidade entrará no ar: um calendário de eventos internacionais, que será atualizado junto às embaixadas.

Agentes
São mais de 36.300 agentes cadastrados na plataforma. Podem ser pessoas físicas ou jurídicas, desde artistas independentes até gestores de secretarias. O usuário encontra endereços profissionais e informações básicas sobre os agentes, como dados de contato e tipo de linguagem com a qual trabalha (como música ou teatro, por exemplo).

Espaços
A plataforma tem mais de 15.300 espaços culturais cadastrados. O sistema permite consultar locais variados, como cinemas, bibliotecas, galerias de arte e livrarias e encontrar informações como endereço, contato e horário de funcionamento.

Projetos
Agentes e instituições culturais de todo o Brasil podem cadastrar os projetos que estão desenvolvendo, contribuindo para a divulgação e obtenção de apoios.

Eventos
Cada instituição pode cadastrar seus próprios eventos e atualizar suas informações. Os usuários encontram eventos como mostras de cinema e exposições, e informações como data, local e tipo de evento.

mapa-da-cultura

 

Tags: