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Nos dias 29 de abril e 6 e 13 de maio, os 35 grupos participantes de Academic Working Capital 2017 participaram do Workshop Online I. Por meio de plataformas online como Google Hangouts, Google Drive e Slack, os estudantes interagiram, fizeram apresentações e assistiram a palestras diretamente de suas cidades. A equipe de AWC conduziu as atividades ao vivo de São Paulo (SP) para os grupos da 1ª e da 2ª chamada, divididos em duas turmas.

A turma 1 foi composta pelos grupos da 1ª chamada, que precisaram tomar uma decisão no último dia do workshop: manter seu modelo de negócio ou pivotar. O conteúdo do workshop aprofundou essa questão para ajudar os estudantes na escolha. No primeiro dia, os grupos pensaram em estimativas de tamanho de marcado e preço do produto ou serviço e assistiram a uma palestra sobre a importância de pivotar cedo, dada pelo sócio-fundador da startup Lean Survey Fernando Salaroli. O segundo dia de atividades foi dedicado a analisar os dados coletados nas entrevistas feitas nos últimos meses para definir uma proposta de valor para o negócio. A equipe de AWC orientou os estudantes a desenvolver um primeiro experimento de valor do produto e buscar um early adopter para testá-lo e avaliá-lo.

No último dia, os grupos contaram como foi o processo de tentar conseguir um early adopter e atualizaram suas ferramentas conforme os feedbacks. A equipe de AWC conversou com os estudantes sobre como evoluir os experimentos em protótipos que atendam às necessidades dos clientes. O sócio-fundador da empresa E-sporte João Macêdo, participante de AWC 2016, deu uma palestra sobre como o protótipo foi decisivo na conquista do primeiro cliente. João enfatizou que o apoio de AWC na construção dos protótipos foi um grande aprendizado, e que os grupos devem aproveitar ao máximo essa oportunidade. Em seguida, os universitários apresentaram sua decisão: todos escolheram manter seus modelos de negócio. A meta dos estudantes agora é conseguir early adopters e firmar parcerias.

Já a programação da turma 2, formada pelos grupos da 2ª chamada, foi aberta pelos coordenadores de AWC, o professor da Universidade de São Paulo (USP) Marcos Barretto e o engenheiro mecatrônico Diogo Dutra. Os grupos conheceram conceitos de empreendedorismo científico e ferramentas utilizadas para a validação do negócio e começaram a pensar no usuário e no valor que o produto irá agregar a ele. No encontro seguinte, a equipe de AWC mostrou como elaborar um mapa de contatos e realizar as entrevistas com potenciais clientes e usuários, além de esclarecer a diferença entre cliente (quem compra) e usuário (quem utiliza). Os estudantes discutiram o comportamento do usuário para criar personas, que começaram a ser validadas por meio de entrevistas durante a semana.

A equipe de AWC explicou no último dia como os grupos deverão fazer uma análise para conhecer o tamanho e as possibilidades de mercado de seu produto. Até o Workshop II de AWC, que será realizado presencialmente entre 17 e 19 de julho, eles terão que tomar a decisão entre manter ou pivotar. Os estudantes conheceram e começaram a elaborar o diagrama Petal, uma ferramenta de análise de concorrência e mercado. Para fechar o dia, a equipe de AWC apresentou a estrutura e os próximos passos do programa. Os grupos da 2ª chamada darão continuidade às entrevistas para validar as personas, resolver as suposições e dúvidas e começar a pensar no desenvolvimento do produto.

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