Tablets e mais 50 bolsas na premiação da OBMEP

Tablets e mais 50 bolsas na premiação da OBMEP

Imagem: Alguns dos medalhistas contemplados com tablets oferecidos pelo Instituto TIM.

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto TIM participou da Cerimônia Nacional de Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento foi realizado no dia 14 de novembro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a participação dos 501 medalhistas de ouro da OBMEP 2016, professores, familiares e autoridades, como o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Elton Zacarias, o diretor geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, e o diretor adjunto do IMPA, Cláudio Landim.

A Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP 2016 aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O presidente do Instituto TIM, Manoel Horacio, e o diretor de Relações Institucionais da TIM, Leandro Guerra, também prestigiaram a cerimônia. Manoel Horacio foi convidado para subir ao palco junto com o matemático Artur Ávila, primeiro latino-americano a conquistar uma Medalha Fields (considerada o Nobel da Matemática), para entregar as medalhas à delegação de São Paulo.

Manoel Horacio entregou medalhas para a delegação de São Paulo.

Durante o evento, Cláudio Landim anunciou a disponibilização de mais 50 Bolsas Instituto TIM-OBMEP em 2018. Atualmente, 144 medalhistas da OBMEP são beneficiados com a bolsa, que tem valor mensal de R$ 1.200. O edital e a abertura das inscrições devem acontecer no primeiro trimestre de 2018. Além disso, o Instituto TIM presenteou 13 multimedalhistas (que já receberam acima de 5 medalhas da OBMEP) com tablets e sorteou mais 37 para os outros medalhistas presentes.

Cinco bolsistas IT-OBMEP participaram da cerimônia e receberam medalhas de ouro: Alan Gualberto de Pinho, estudante de Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA); Jomar Ferreira Ramos Junior, estudante de Engenharia Civil na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Ricardo Vidal Teixeira, estudante de Engenharia Civil na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e os irmãos Gabriel e Matheus Leite Queiroz Nunes, estudantes de Estatística na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Da esquerda para a direita, os bolsistas IT-OBMEP Alan Gualberto de Pinho, Matheus Leite Queiroz Nunes, Jomar Ferreira Ramos Junior, Gabriel Leite Queiroz Nunes e Ricardo Vidal Teixeira.

Em 2016, a 12ª edição da OBMEP teve a participação de 17,8 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de 99,6% dos municípios brasileiros. Além dos 501 medalhistas de ouro, houve 1.500 medalhistas de prata e 4.500 de bronze. 42.482 alunos receberam menções honrosas.

Delegação de São Paulo após a entrega das medalhas.