TIM, Instituto TIM e One By One propiciam mobilidade física e social a famílias de baixa renda

TIM, Instituto TIM e One By One propiciam mobilidade física e social a famílias de baixa renda

A TIM Brasil, por meio de uma ação de voluntariado em parceria com o Instituto TIM, iniciou uma campanha para zerar a fila de espera por cadeiras de rodas da ONG One By One. Inspirada no modelo de matchfunding, no qual, para cada real doado, a companhia multiplica o valor, a campanha contou com o engajamento de todo time, conseguindo bater a meta de doação de 50 cadeiras de rodas adaptadas.

Além de trazer autonomia, mobilidade e inclusão social para crianças com deficiência em situação de vulnerabilidade social, a iniciativa reforça o compromisso da TIM e do Instituto TIM com a diversidade e inclusão de pessoas com deficiência. A entrega das cadeiras ocorreu no Rio de Janeiro, em uma cerimônia simbólica conduzida por Teresa Stengel, presidente da One by One, que agradeceu a todos(as) os(as) colaboradores(as) TIM que contribuíram e tornaram possível o recorde do maior número de cadeiras de rodas entregues pela ONG de uma vez só. “Para alguns, a cadeira prende, mas para mim a cadeira liberta”, comemora Luiz Eduardo Viana, 11 anos, um dos beneficiados. Propiciar mobilidade é o primeiro e importante passo para a inclusão social de pessoas com deficiência e suas famílias.

No evento, a TIM foi representada por Márcio Lino, Head de Environmental, Social & Governance da TIM, que entregou cada uma das 50 cadeiras para as famílias. “A ação foi um sucesso do ponto de vista de participação dos(as) colaboradores(as). Ter alcançado o objetivo tão rápido faz com que a gente queira realizar cada vez mais projetos como esse daqui para frente”, contou ele. Moradora do Complexo da Maré, Valéria Viana conta que o filho Luiz Eduardo nasceu com mielomeningocele, uma malformação congênita da coluna vertebral e com 3 anos teve a sua primeira cadeira de rodas. “A cadeira é como o sapato de uma criança: a troca precisa ser frequente. O crescimento do meu filho foi avançado e para não piorar a situação da sua coluna vertebral precisávamos de uma cadeira nova feita sob medida, que é um equipamento muito caro. Sou muito grata a todo esse movimento que permitiu a doação dessas cadeiras a quem precisa”, relata Valéria.

A ação é fruto da parceria firmada entre o Instituto TIM e a One By One em dezembro do ano passado. Além da doação das cadeiras, as organizações realizam, juntas, o projeto Educação Exponencial, de preparação para o mercado de trabalho e inclusão digital através da tecnologia. “Quero destacar a importância de empresas do setor privado, a exemplo do que a TIM Brasil realiza por meio do Instituto TIM, apoiarem projetos sociais como este, que dá mobilidade física através da compra e doação de cadeiras de rodas, mas também mobilidade social por meio de projetos de educação. Com essa parceria, estamos oferecendo esses dois tipos de mobilidade a pessoas com deficiência: física e a social. Não é somente uma ação assistencialista”, afirma Teresa Stengel. Desde 2004, a ONG já doou mais de 1,6 mil cadeiras sob medida.

Conheça mais sobre o trabalho da One By One: www.onebyone.org.br / @onebyone.ong / @mariateresastengel