CDI Mobilidade premia ideias de apps

CDI Mobilidade premia ideias de apps

As melhores ideias de aplicativos criadas durante o projeto CDI Mobilidade, apoiado pelo Instituto TIM e realizado pela ONG Comitê para Democratização da Informática, do Rio de Janeiro, foram premiadas no dia 24 de janeiro. Cerca de 110 pessoas compareceram ao CDI Mobilidade Awards, realizado no Instituto INFNET: alunos selecionados, educadores, coordenadores dos CDIs Comunidades, responsáveis e convidados, além de representantes de 19 instituições. As três ideias de aplicativos premiadas foram selecionadas entre 22 finalistas.

Os jurados levaram em conta a apresentação; originalidade, criatividade e inovação; motivação e inspiração para o desenvolvimento da ideia; impacto social na comunidade ou potencial impacto; aplicabilidade e viabilidade. Entre os avaliadores estavam Anderson França, idealizador do projeto Universidade da Correria; Ricardo Guerra, especialista de tecnologias educacionais no Senac Rio e professor da Universidade Cândido Mendes e da FAETERJ-Rio; Rodrigo Rodrigues, fundador da PlataformaSaúde, startup vencedora do I Startup Weekend Rio Favela – 2014; Roney Belhassof, consultor, palestrante e professor; e Sérgio Matsuura, repórter do jornal O Globo.

A ideia vencedora foi a de Douglas Gomes e Felipe da Silva, que pensaram em um aplicativo para que crianças com câncer possam se distrair com livros, músicas, jogos e vídeos durante o tratamento. O segundo lugar ficou com Luiz Otávio dos Santos, da Pastoral do Menor, da Rocinha, que pensou em um aplicativo que ensina a fazer e soltar pipas. A terceira ideia premiada foi a de Pedro Paulo de Almeida, do CIEE, que concebeu um aplicativo para agrupar fotos de irregularidades encontradas nas ruas da cidade para que a prefeitura se mobilize a as conserte.

O Instituto INFNET criou um grupo para desenvolver (tornar reais e vendáveis) os seis aplicativos finalistas do evento de premiação, inclusive as três ideias vencedoras.