Instituto TIM   English

 

Resposta Rápida é uma ferramenta que permite que informações registradas em papel sejam enviadas à base de operações por meio de SMS e Web e processadas em tempo real, reduzindo o tempo entre a coleta e o processamento dos dados. Com o sistema, organizações podem reduzir custos de envio (papel, correio), custos de processamento (digitadores) e o grau de imprecisão das informações processadas.

Como todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto TIM, Resposta Rápida é um software livre.

Resposta Rápida foi desenvolvido pelo Instituto TIM para o projeto Instituto TIM na Pastoral da Criança, realizado em parceria com a Pastoral da Criança.

Saiba mais sobre o projeto Instituto TIM na Pastoral da Criança

 

 

COMO FUNCIONA

Resposta Rápida permite que informações como ausência de antibióticos e vacinas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), não atendimento de gestantes e crianças e descumprimento da determinação de dar a primeira dose de antibiótico no ato da consulta sejam informadas em tempo real pelos voluntários da Pastoral da Criança, espalhados por todo o país, à sede nacional da organização.

Para isso, cada informação recebe um código identificador. Por exemplo, se o voluntário quer informar que falta antibiótico em uma UBS de sua região, o código a ser usado é o número 3. O voluntário escreve o código identificador em um SMS e o envia a um número específico, junto com seu próprio código (cada voluntário possui um número de identificação). A informação é registrada automaticamente no sistema da Pastoral da Criança, economizando tempo e podendo gerar ações imediatas.

 

 

TECNOLOGIAS

A ferramenta foi desenvolvida com base no software livre RapidSMS, desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na África para a realização de pesquisa e coleta de informações por meio de SMS.

Entre as funcionalidades implementadas estão:

  • Simplificação da sintaxe, utilizando barra, ponto ou outro caractere para separar campos de resposta
  • Interface Java amigável para os questionários e que permite o armazenamento de informações quando não há conectividade com internet ou rede celular
  • WAP e WEB que possibilitam a transmissão de dados também por rede de internet
  • Aplicativos para sistemas operacionais Android e iOS com interface touch para responder aos questionários
  • Formulário interativo que permite a formação de fluxos de resposta baseados na mensagem do usuário

Também foi desenvolvida uma API para que sistemas de terceiros possam receber todas as coletas de dados realizadas por meio do RapidSMS, permitindo a integração com outras ferramentas e sistemas.

 

 

ACESSO AO CÓDIGO

Resposta Rápida é um software livre (Licença AGPL v3). Programadores e desenvolvedores podem acessar o código-fonte, utilizar e alterar a ferramenta da forma que quiserem, com o fim que quiserem, gratuitamente.

Os códigos-fonte podem ser consultados no GitHub: github.com/institutotim/resposta-rapida