Mais alunos no Ciência vai à Escola

Mais alunos no Ciência vai à Escola

Graças à parceria do Instituto TIM com o Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), um número ainda maior de escolas públicas paranaenses poderá participar do programa Ciência Vai à Escola – que desde 1997 mostra a crianças e jovens entre 8 e 17 anos diferentes modalidades das ciências. O programa é uma iniciativa do museu em parceria com o Departamento de Genética da UFPR e com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência do Paraná, sendo que o Instituto TIM é a primeira e única instituição da iniciativa privada a apoiá-lo.

Em 2014, pela primeira vez escolas do litoral do Paraná participarão de Ciência Vai à Escola, cujas atividades começam em maio. A expectativa é receber cerca de 120 alunos neste primeiro mês de programação. “Atualmente estamos articulando com os municípios de Colombo, Rio Branco e Antonina”, explica o vice-coordenador do programa, Fernando Sedor. “Até o fim do ano, podemos estimar uma média de 1700 participantes”, completa.

O objetivo do programa é popularizar e contribuir para o ensino de ciências junto a alunos do ensino fundamental e médio do Paraná (em sua maioria, alunos da rede pública). Monitores do museu vão às escolas parceiras ou recebem os estudantes no museu para explicar sobre ciência em minicursos sobre Genética, Paleontologia e Zoologia, oficinas e exposições itinerantes sobre Paleontologia, entre outras iniciativas. “As oficinas acontecem durante o período de aula dos alunos, com duração entre 2 e 5 horas”, informa Fernando.

Ciência Vai à Escola acontece anualmente, de abril a novembro. “Este é o período mais intenso por causa das aulas. São oferecidas muitas atividades porque recebemos muita procura. Só em 2013 atendemos 43 municípios”, explica o vice-coordenador. O programa também atende, eventualmente, alunos do ensino infantil, de graduação e pós-graduação. Com o apoio do Instituto TIM, Ciência vai à Escola já envolveu 1052 alunos de 16 municípios do Paraná.

1 Comment

  1. Parabéns ao Instituto Tim pelo apoio que vem dedicando ao Museu de Ciências Naturais da UFPR. Fui formado dentro desse museu a mais de 10 anos e sei da luta diária de seus profissionais pela educação científica. Grato. att.

Comments are closed.