Instituto TIM apoia a OBMEP 2014

Instituto TIM apoia a OBMEP 2014

Mais de 18 milhões de alunos participam ao longo de 2014 da 10º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2014) – iniciativa realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pelos ministérios da Educação da Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de descobrir novos talentos e estimular o estudo de Matemática no ensino público no Brasil. A OBMEP conta com o apoio do Instituto TIM e acontece em duas fases: na primeira é aplicada uma prova de múltipla escolha, e na segunda, uma prova dissertativa, ambas realizadas na própria escola. Neste momento, as escolas inscritas se preparam para a segunda fase da Olimpíada, marcada para 13 de setembro. Os vencedores da OBMEP serão conhecidos no dia 1º de dezembro.

Participam da iniciativa estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. O objetivo é premiar 6.500 alunos (500 medalhistas de ouro, 1.500 prata e 4.500 de bronze). Professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacarem durante a disputa também receberão prêmios e homenagens. Os medalhistas participam do Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP (PIC), por meio do qual recebem bolsas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para estudar matemática durante um ano. Desde a primeira edição da Olimpíada, 30 mil estudantes já participaram do PIC. Em 2014, ano em que a OBMEP comemora uma década, serão 6.500 alunos beneficiados.

Além de apoiar a OBMEP, o Instituto TIM contribuirá também na produção de videoaulas para o site Portal da Matemática. As videoaulas cobrem todo o currículo de matemática do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, sendo um material de apoio tanto para alunos quanto para professores.