Estudantes de todo o Brasil participaram da cerimônia nacional de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 20 de julho no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). O Instituto TIM, parceiro da OBMEP desde 2014, prestigiou o evento e deu um incentivo a mais aos 501 medalhistas de ouro, com o sorteio de 100 tablets no final da premiação.
O presidente do Instituto TIM, Manoel Horacio, esteve presente na cerimônia, que contou com a participação de autoridades como o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. Mais de 18 milhões de estudantes participaram da OBMEP no ano passado. Além dos medalhistas de ouro, 1,5 mil alunos receberam medalhas de prata e 4,5 mil, de bronze.
A OBMEP existe desde 2005 e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Instituto TIM apoia a OBMEP com as Bolsas Instituto TIM-OBMEP, direcionadas a alunos medalhistas que ingressaram no Ensino Superior em universidades públicas em 2015 em cursos nas áreas de Engenharia e Ciências Exatas.
Durante a cerimônia, o coordenador-geral da OBMEP e diretor adjunto do IMPA, Cláudio Landim, lembrou que os medalhistas de 2014 poderão se candidatar às Bolsas Instituto TIM-OBMEP em 2016, no segundo ano do apoio. “A primeira seleção foi feita este ano e uma aluna escreveu dizendo que foi admitida para a Universidade de Helsinque e gostaria de saber se pode continuar com a bolsa para prosseguir seus estudos. Isso mostra a qualidade da seleção que foi feita”, afirmou Landim.
Saiba mais sobre a parceria entre o Instituto TIM e a OBMEP aqui.