Edital tem submissão de 201 projetos

Edital tem submissão de 201 projetos

O edital de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia, lançado pelo Instituto TIM em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), alcançou uma grande repercussão: 201 projetos foram submetidos. As inscrições para o edital foram encerradas no dia 19 de novembro e as propostas estão sendo avaliadas por uma equipe composta por membros do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

“O edital conseguiu ter amplitude nacional, o que é muito importante. Houve uma grande adesão das instituições brasileiras de divulgação científica”, afirma Douglas Falcão, diretor de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do MCTI. Os projetos selecionados serão divulgados dentro de algumas semanas no Diário Oficial da União e no site do CNPq.

Serão selecionadas propostas de atividades de divulgação, educação e desenvolvimento de produtos relacionados à luz e voltados para crianças entre 4 e 10 anos, além de outras iniciativas que promovam a divulgação científica para essa faixa etária. A temática foi escolhida em comemoração ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015.

“No Brasil teremos algo diferente do resto do mundo: o Ano Internacional da Luz será estendido para 2016. As instituições continuarão tratando desse tema tão importante”, explica Douglas, que também destaca a qualidade das propostas enviadas. O edital faz parte da linha de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia do Instituto TIM e distribuirá o valor de R$ 2,5 milhões entre os projetos selecionados.