Instituto TIM   English

Estão abertas as inscrições para as Bolsas Instituto TIM-OBMEP 2016, destinadas a medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Serão contemplados 50 medalhistas que ingressaram neste ano no Ensino Superior em universidades públicas. Cada um receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 1.200 com duração de 12 meses, renovável anualmente até o limite de 48 meses. O formulário para inscrição – que vai até o dia 15 de fevereiro – e mais informações estão disponíveis no site da OBMEP.

Para concorrer, os alunos devem estar matriculados em cursos nas áreas de Astronomia, Biologia, Computação, Engenharia, Estatística, Física, Matemática, Química, além de três novos cursos: Medicina, Economia e Arquitetura. Cláudio Landim, coordenador-geral da OBMEP e diretor adjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), conta que em 2015 houve muitos candidatos de cursos que não faziam parte do edital. “Para não excluir esses alunos brilhantes, incluímos novos cursos”, explica.

Cláudio também destaca a grande adesão ao edital no ano passado e a qualidade dos estudantes inscritos. “Demos a oportunidade para muitos alunos com talento, e que não tinham condições de entrar na faculdade, de estudar em universidades públicas. Fiquei surpreso com os candidatos que apareceram, com altas notas no ENEM”, diz. “Graças às Bolsas Instituto TIM-OBMEP, os alunos poderão prosseguir seus estudos e construir sua carreira”, completa.

A seleção dos candidatos será feita por representantes do IMPA com o apoio do Instituto TIM, que usarão como critérios a qualidade acadêmica e as necessidades financeiras dos estudantes. O resultado será publicado no site da OBMEP em até 15 dias úteis após o encerramento das inscrições. Em 2015, ano de lançamento das Bolsas Instituto TIM-OBMEP, 50 medalhistas foram beneficiados e começaram a receber a bolsa em abril.

Tags: