Bateria: Ensaio virtual não deixa o samba parar

Bateria: Ensaio virtual não deixa o samba parar

Nem a pandemia da COVID-19 impediu as atividades da Bateria do Instituto TIM de serem retomadas no dia 18/04. Mas tudo em segurança: é que agora os ensaios estão sendo realizados por meio de videoaulas enviadas pelo WhatsApp aos integrantes. É o projeto Bateria Na Sua Casa, uma forma de continuar com a iniciativa sem colocar em risco a saúde das crianças, jovens e adultos participantes.

A cada sábado, no mesmo horário dos ensaios presenciais, os ritmistas recebem no celular duas videoaulas – uma às 10h e outra às 11h. Os vídeos trazem explicações e exercícios que exploram princípios fundamentais da música, como tempo, andamento e ritmo, além de jogos lúdicos. Antes e depois de cada envio, os monitores da Bateria e o regente Mestre Mangueirinha ficam no grupo estimulando os alunos e esclarecendo dúvidas sobre as atividades. Os ritmistas são convidados a gravar seus exercícios e também compartilhar estes vídeos no grupo.

Apesar das limitações, o novo formato tem vantagens, como uma maior flexibilidade de horário para os alunos. Quem não pode participar do ensaio na hora em que os vídeos são enviados, tem a possibilidade de assistir depois, no tempo que lhe for mais conveniente, e enviar o vídeo de seu exercício ao longo da semana.

Outro benefício é que a Bateria Na Sua Casa tem aumentado o envolvimento entre pais e filhos para a realização das atividades. Se antes os familiares acompanhavam os ensaios sem participar, hoje alguns deles adquiriram um papel de intermediador: muitas vezes, especialmente em relação aos alunos com deficiência, os pais precisam entender o exercício antes de poder auxiliar os filhos em sua realização.

A Bateria do Instituto TIM possui cerca de 50 integrantes, entre crianças, jovens e adultos com e sem deficiência.