Instituto TIM completa um ano

Instituto TIM completa um ano

Em julho o Instituto TIM completa um ano de atuação. Desde que foi criado, mais de 250 municípios, 900 escolas e 2.300 educadores foram envolvidos nas iniciativas e projetos do Instituto, que hoje atua em 25 estados brasileiros. Em 2013, 6732 alunos participaram das ações, em um público total beneficiado de mais de 100 mil pessoas; em 2014, já são mais de 70 mil alunos envolvidos.

Com a missão de criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, e um intenso foco na educação de crianças e jovens brasileiros, o Instituto TIM atua pautado por quatro princípios e estratégias: Ensino, Aplicações, Trabalho e Inclusão. Os projetos e iniciativas se enquadram nessas quatro áreas: O Círculo da Matemática do Brasil, TIM Faz Ciência, apoio ao programa federal Ciência sem Fronteiras e a linha de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia em Ensino; Mapas Culturais, Agentes da Transformação e Zeladoria Urbana Participativa em Aplicações; e TIM Tec em Trabalho.

Além disso, o Instituto TIM apoia organizações não governamentais e iniciativas sociais e educativas. Como exemplo dessa atuação está a Bateria do Instituto TIM, composta por jovens do Rio de Janeiro, com idades entre 9 e 18 anos. A maioria dos participantes é surda, mas também há jovens com cegueira, autismo, déficit cognitivo e que não possuem necessidades especiais. As ONGs apoiadas são Instituto Ronald McDonald, WWF Brasil, Fundação Abrinq, Cruz Vermelha, Instituto Ayrton Senna, Fundação Amazonas Sustentável e Casa de Passagem de Recife (PE). Também são apoiadas a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), o programa Pró-Engenharias/RH-TI e o projeto CDI Mobilidade.

Para saber mais sobre os projetos e iniciativas do Instituto TIM, acompanhe as atualizações mensais do site.