Homenagem e atividades na 12ª SNCT

Homenagem e atividades na 12ª SNCT

Foto: Emília Ribeiro, secretária executiva do MCTI; Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM; Eron Bezerra, secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI; e Hernan Chaimovich, presidente do CNPq.

 

O Instituto TIM foi homenageado na abertura oficial da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A abertura aconteceu no dia 20 de outubro no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). Durante o evento, a secretária executiva do MCTI, Emília Ribeiro, fez o anúncio oficial do primeiro edital de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia lançado pelo Instituto TIM em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Emília entregou ao presidente do Instituto TIM, Manoel Horacio, uma placa de agradecimento pela parceria no lançamento do edital.

“Quero reforçar que nós precisamos de mais parceiros como o Instituto TIM. Esse tipo de colaboração e essa parceria para a ciência, pesquisa, educação e capacitação é muito importante para o país”, declarou a secretária executiva do MCTI em seu discurso. “Gostaria de agradecer essa honrosa homenagem, que é um marco histórico para o Instituto TIM. Esse evento é de extrema relevância, pois tem como objetivo aproximar a ciência e a tecnologia da população”, afirmou Manoel Horacio na abertura.

Participação na SNCT
A SNCT foi realizada entre 19 e 25 de outubro em mais de 600 municípios brasileiros. Além de apoiar a programação em Brasília, o Instituto TIM contribuiu com outras atividades.

No dia 19, o professor José Sérgio de Carvalho, livre-docente em Filosofia da Educação na Universidade de São Paulo (USP) e autor de textos e aulas do material didático de TIM Faz Ciência, fez a palestra “Ciência como tradição crítica ou por que ensinar ciência na escola” na abertura da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em Santo André (SP). O evento fez parte da SNCT e contou com a participação da vice-prefeita de Santo André e secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Oswana Fameli.

O economista Flávio Comim conduziu duas palestras de O Círculo da Matemática do Brasil. A primeira aconteceu em Brasília no dia 20, sobre “Abordagens e resultados de O Círculo da Matemática do Brasil”. Entre as autoridades presentes estava o secretário de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório. Já em São Luís (MA) foi realizada uma palestra no dia 23 com o tema “O Círculo da Matemática do Brasil: matemática e desenvolvimento”, que teve a presença do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré. Também no dia 23, em Brasília, educadores do Círculo conduziram um circuito de atividades utilizando a abordagem. As sessões aconteceram de hora em hora para cerca de 250 alunos de escolas públicas.

O Instituto TIM ainda apoiou a visita de 80 estudantes da Escola Professora Inês Borba ao Espaço Ciência, em Olinda (PE), para conferir as atividades programadas para a SNCT. Os alunos e professores tiveram à sua disposição três ônibus escolares, adquiridos pelo Espaço Ciência com o apoio do Instituto TIM como parte da linha de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia (saiba mais aqui). O representante do Instituto TIM Felipe Leão acompanhou a ação, que aconteceu no dia 20.