Instituto TIM expande ações em 2015

Instituto TIM expande ações em 2015

No ano de 2015, o Instituto TIM expandiu o número de parceiros e beneficiados por meio de suas iniciativas. Os 11 projetos do Instituto TIM envolveram 240 cidades, 25 estados e o Distrito Federal; três ministérios, 43 secretarias de Educação e mais de 1,4 mil escolas públicas; 6,3 mil professores e 185 mil estudantes. A rede de parceiros ainda conta com duas agências da Organização das Nações Unidas (ONU), secretarias municipais e estaduais, universidades, instituições federais, agências de fomento e organizações sem fins lucrativos.

Uma das iniciativas de destaque do ano foi o lançamento do edital de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia, realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram submetidos 201 projetos de todo o país, que contemplam o público de 4 a 10 anos e que abordam a temática da luz, em comemoração ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015. O Instituto TIM distribuirá R$ 2,5 milhões entre as propostas selecionadas.

As plataformas Mapas Culturais e ZUP (Zeladoria Urbana Participativa) chegaram a novas localidades no ano passado. Mapas Culturais se tornou o software livre utilizado pelo Ministério da Cultura para disponibilizar a base de dados do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). Além disso, a plataforma foi adotada por mais cinco cidades e um estado: Sobral (CE), São José dos Campos (SP), Blumenau (SC), João Pessoa (PB), Santo André (SP) e Tocantins. Três municípios implementaram ZUP em 2015 para aprimorar a gestão de serviços e ativos urbanos. As plataformas utilizadas em São Bernardo do Campo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Boa Vista (RR) já receberam milhares de relatos e solicitações de cidadãos e gestores públicos.

2015 foi o primeiro ano do programa Academic Working Capital, que oferece apoio financeiro e orientação para que alunos do último ano da graduação possam desenvolver um produto e conceber um negócio tendo como base seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Estudantes de universidades públicas de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam a orientação de mentores durante o segundo semestre e participaram de workshops presenciais. O programa foi encerrado com uma Feira de Investimentos, na qual os grupos apresentaram seus projetos a investidores e empreendedores.

TIM Tec contou com a parceria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) para levar a plataforma a instituições da Rede e-Tec Brasil. Sete Institutos Federais já lançaram suas plataformas de cursos MOOC com base no software TIM Tec e outras instituições estão em fase de desenvolvimento das plataformas. Desde o lançamento do projeto, em 2013, mais de 15 mil alunos se cadastraram nos 17 cursos publicados.